Pular para o conteúdo

Priscila Rosa protagoniza último episódio de 12 Histórias no canal do Festival das Marias

O Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino apresenta o último episódio da série musical 12 Histórias, no dia 17 de dezembro (a partir das 11h), no YouTube / Festival das Marias. O micro documentário traz a pianista e compositora Priscila Rosa que lança o single Alento nas plataformas de música. Esta atividade integra a programação paralela do Festival que aconteceu em novembro de 2021.

Ao longo do semestre, a série audiovisual vem destacando 12 artistas do universo da música, em publicação simultânea ao lançamento de seus respectivos singles. Os 12 documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, em Diadema, SP, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda, idealizadores do projeto. O Festival das Marias entrou como parceiro para dar palco à música dessas cantoras/instrumentistas/compositoras, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino na arte.

Em 12 Histórias as artistas falam sobre as particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte. Um videoclipe da canção – com cenas captadas em estúdio – completa cada produção. Todos os episódios podem ser conferidos no canal do Festival das Marias: Amanda Temponi (Não Estou Artista), Sejuh (Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (Infinity Voice), Julia Pagano (Repara), Eva Treva (Barata), Nathalie Alvim (Outro), Tabatha Sanches (Sinais), Flávia Ellen (Um Tanto Bom), Stela Nesrine (Sonho Preto), Funmilayo Afrobeat Orquestra (Vazante de Verão) e Priscila Rosa (Alento).

Priscila Rosa & Alento

Composta em diferentes estágios da vida de Priscila Rosa, Alento é um misto de sensações que transita nas melodias intensas do piano e se soma à sonoridade da música instrumental brasileira. Com elementos do neo soul, da música brasileira e do lo-fi hip hop, a composição é dividida em duas partes com atmosferas distintas. Alento Parte I é embalada pela conversa harmoniosa entre piano e guitarra e uma batida suave de bateria acompanhada pelo baixo. Os elementos de melodia e harmonia são introduzidos de forma leve, estabelecendo um clima ameno e aconchegante. Já Alento Parte II traduz uma ideia oposta, explorando acordes suspensos, guitarras distorcidas e efeitos digitais. As nuances da composição são acentuadas pela inquietude e busca divergir da leveza anterior.

A paulistana Priscila Rosa (22 anos) é bacharel em piano popular pela FMU/FIAM-FAAM (2020) onde estudou com Beba Zanettini e Liliana Bollos. O fascínio pela música surgiu na infância quando já ouvia os mestres da música popular, deixando-se influenciar por nomes como Milton Nascimento, Tom Jobim, João Donato e César Camargo Mariano. Em suas composições o popular brasileiro vai de encontro ao R&B e ao soul. Sua primeira obra, Quatro Vozes (2020), combina estes estilos, sendo ainda uma investigação necessária para se afirmar como pianista compositora. Atualmente, a pianista lança o segundo single Alento, composto especialmente para o projeto 12 Histórias, da produtora O’Sete Arte, evidenciando a persistência de suas influências ambíguas.

O Festival das Marias

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte.Cultura, aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil aconteceu entre osdias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo, sequente à realização em Portugal.

FICHA TÉCNICA / FESTIVAL DAS MARIAS BRASIL  2021 – Direção geral: Adriana Belic. Direção artística: Antônio Revez. Consultoria: Bianchi Associados.  Curadoria Artes Cênicas:Bel Toledo e Gisele Tressi. Curadoria Artes Visuais: Beto Carrazzone. Curadoria Cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Diálogos: Amanda Rondina, Julia Andreatta, Camila Machado. Gastronomia: Armazém Café Doceria. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Escola dos 7 Portões. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Direção Geral das Artes, Governo de Portugal. Site: Agência Maria. Projeto Gráfico: Workhouse Design. Artes digitais: Bruna Lino.  Média partners / Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Arte. Editais:Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar, Casa da Abelha Cultural, Belic Arte.Cultura, Secretaria da Cultura e Juventude, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

FICHA TÉCNICA | 12 Histórias | AlentoDireção artística, fotografia, filmagem e edição: Letícia Aoki. Assistência de fotografia e filmagem: Camilla Miranda Barros. Produção musical: Gudino Miranda. Músicos: Priscila Rosa (piano), Erica Motta (guitarra), Victor Kutlak (baixo) e Gudino Miranda (bateria). Captação, mixagem e Materização: Gudino Miranda / O’Sete Arte. Foto: Leticia Aoki. Arte gráfica: Paula Chimanovitch.

Serviço

Série documentários musicais: 12 Histórias

Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino

Artista / outubro: Priscila Rosa

Data/publicação: 17 de dezembro, às 11h

Canal de exibição: Youtube / Festival das Marias

Grátis. Duração média / episódios: até 10 min. Classificação: Livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: