Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Do Incisivo ao Canino”, de Bert Jr.

“Não somos seres previsíveis” e é por isso que cada um dos contos de “Do Incisivo ao Canino” vai impactar você de uma forma diferente. São 13 contos e cada um deles abordando um tema diferente, que mostra justamente a diversidade do autor com a escrita.

Algo que nos chamou a atenção durante a leitura foram os nomes dos personagens (Cibeibe, Judiceia, Glicínia, Odorrirse) alguns até sem nome. Segundo o autor, a intenção é justamente atrair para um personagem que não é comum e essa é uma das característica da escrita de Bert Jr.

Entre os contos que destacamos estão Tutua que coloca em evidência o exagero das pessoas que fazem de tudo e a qualquer preço para apimentar uma relação e/ou para tirar uma selfie, conto que tem um final bem inusitado, com um dedinho de alma penada.

Ana Lógica também nos chamou muito a atenção por trazer à tona o tema macho escroto que gosta de usar do seu poder para seduzir alunas, aqui no caso, mas assim como em Tutua, o final supera todas as expectativas.

Parisiense retrata uma senhora que tenta a todo o custo encontrar a sobrinha em Paris. O Alzheimer é o tema em evidência aqui, falando brevemente para não dar spoilers. Em outros dois contos, Alma e Outros, é possível ter acesso a conteúdos mais poéticos e densos, escritos pelo autor.

Mas, Cães da Praia, foi o conto que mais nos tirou do eixo. Brevemente, temos um delegado que se irrita ao ver os cães defecarem na areia da praia e sai em uma matança de cachorros sem a menor preocupação. Claro, que é essa a ideia do autor ao escrever seus contos: provocar no leitor as mais diversas reações, com algumas situação extremas justamente para mostrar o lado cômico, ou não, de cenas inusitadas, ou não também, do cotidiano.

Vamos a alguns pequenos trechos de alguns dos contos:

– …sempre a surpreendê-lo com um café da manhã que se fazia não apenas a refeição, mas a verdadeira cerimônia inaugural do novo dia a ser vivido juntos.

– Bem minimalista, concentrado apenas no que mais interessa: conforto para a alma e para o estomago.

– É assim mesmo, a resposta do mundo é ser estranho – diz o outro. Normalidade é coisa dada.

Sinopse: a narrativa vai do incisivo ao canino nestas estórias de umas & outros, em que o tema da alteridade se faz central. O autor usa diferentes dosagens de humor para abordar o complicado das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua Zunzum quântico. Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica. Tintas de horror assinalam o conto A sombra. Já em Cães da praia vemos um policial aposentado converter-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Autoral e Entre dentes. Em Programa alimentar e Ana Lógica entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução, enquanto em Parisiense uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro afluente de São Paulo, guiada por tênues reminiscências. Por fim, Perfil nos traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, o leitor encontrará um quadro inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.

Sobre o autor: Bert Jr. é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de graduar-se em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Escreve prosa e poesia, havendo estreado na ficção com Fict-Essays e contos mais leves em 2020. Publicou em dezembro de 2021 “Eu canto ípsilon e mais”, seu primeiro livro solo de poesia. Tem contribuído com as edições mensais da revista eletrônica Conexão Literatura por meio de artigos e poemas. Do Incisivo ao Canino – estórias de umas & outros marca o retorno do autor ao território do conto.

Do Incisivo ao Canino, de Bert Jr., publicado pela Editora Versiprosa, chegou até nós por meio da leitura coletiva organizada pela LC Agência de Comunicação. A obra tem 105 páginas e está disponível no formato digital na Amazon. Agradecemos ao autor e à agência pela oportunidade de conhecer mais esse autor nacional 😊

Janaína Leme

@eujaestiveem

1 Comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: