Pular para o conteúdo

Pratos árabes ganham destaque nacional, conheça algumas opções típicas da região

Com a Copa do Mundo, milhares de pessoas começaram a migrar para o Catar e naturalmente muitos saborearam um pouco da culinária local e tradicional do país. No entanto, o Catar pode abrigar tantas cozinhas quanto nacionalidades. De adobo de frango filipino amaciado com vinagre a dosas indianos crocantes recheados com batatas temperadas, as opções de comida do Catar são representativas de sua população de 2,3 milhões de expatriados, com restaurantes especializados servindo comida dos mais remotos lugares.

Para se ter uma noção, trabalhadores e investidores começaram a chegar a esta pequena península na década de 1950, primeiro para construir o Catar e depois para permanecer e trabalhar lá. Com 132 quilômetros quadrados, é um dos menores países do mundo, e hoje também um dos mais ricos, com um cenário gastronômico internacional.

Há cafés e restaurantes que servem arroz jollof temperado ganense, bolinhos de manti uzbeques, nasi goreng indonésio, burrata italiana regada com azeite de trufas – comida para todos os paladares e orçamentos. 

Longe da cena gastronômica global, as refeições clássicas do Catar são geralmente pratos simples, produzidos em uma panela, preparados com alimentos tradicionalmente adquiridos localmente em terra e no mar, com peixe nas refeições de verão e carne nos meses de inverno.

Os pratos são frequentemente temperados com ingredientes que os comerciantes trouxeram de suas viagens, como cravo e pimenta preta da Índia, canela do Sri Lanka e açafrão do Irã .

Tradicionalmente, as mulheres da família costumavam começar a preparar uma refeição na noite anterior à hora de comer, ou no início da manhã, pois muitos pratos são cozidos lentamente em panelas de barro sobre lenha. Os homens passavam as manhãs pescando ou trabalhando como pequenos agricultores, levando seus rebanhos para pastar antes da oração do amanhecer e retornando ao meio-dia para desfrutar de sua refeição principal.

Pensando nisso, separamos uma lista com cinco de pratos e doces típicos da região disponibilizados pelo empório Samir Amis, localizado em Moema, na Alameda dos Nhambiquaras, 1020. Dá uma olhada em alguns:

Hommus – Originalmente produzido no Oriente Médio durante séculos, o Homus tem sido um alimento culinário que conquistou o ocidente, em países como Brasil, Estados Unidos e em grande parte da Europa. Tradicionalmente, os principais ingredientes são uma mistura de grão-de-bico (tahine, pasta de gergelim), azeite extra virgem, suco de limão fresco, alho e sal. O prato é uma excelente opção de entrada para vegetarianos, ele é super simples de fazer e pode ser servido com pães e torradas. 

Babaganoush – é um mergulho mediterrâneo feito de berinjela assada ou grelhada, tahine, azeite, suco de limão, alho e sal. Como o homus, é delicioso com pita ou legumes frescos, mas sua textura sedosa e sabor defumado irresistível o diferenciam. 

Coalhada – No pão, na colher, na massa, no quibe, no recheio de algum petisco ou como acompanhamento, a coalhada garante sabor à mesa. Ela é um daqueles pratos versáteis de sabor característico e que agrada até os paladares mais exigentes. De origem árabe, essa iguaria existe há milhares de anos. Como muitas histórias na gastronomia, acredita-se que a coalhada tenha sido descoberta por acaso na Ásia Central pelas tribos nômades que tinham o costume de levar leite nas viagens. 

Burma – O tradicional doce árabe é uma sobremesa cheia de detalhes e sabor, feitos com massa kneff e nozes. No Brasil esses doces geralmente são produzidos à base de massa folhada, em forma de biscoitos e bolos que são bastante populares na região do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Contudo, existem diversas versões de preparações de acordo com o país onde são originários.

Namura – Doce feito à base de semolina, a opção vai muito bem acompanhada de um sorvete. Para quem não é muito fã da massa folhada, típica de doces árabes, essa é uma deliciosa escolha!

Sobre o Samir Amis

Serviço:

Endereço: Alameda dos Nhambiquaras, 1020 – Moema, São Paulo

Telefone: (11) 5054-2695

Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado de 09h às 20h

1 Comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: