Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Pelos Olhos da Câmera”, de Laís Barbosa

A importância da Empatia! Eu aprendi bastante com Valentina e com Jonathan nesse livro, cada um com seus pontos de vista e vamos puxar daqui a nossa resenha de “Pelos Olhos da Câmera”, escrito por Laís Barbosa. Quando Valentina resolve falar, ela tem muito, muito a ensinar para quem quiser ouvir. Ela é uma figura, mas tem uma bagagem enorme por ser uma mulher gorda e, infelizmente, até então, suas experiências são as mais traumatizantes. A parte boa é que amizade é tudo e Helena, melhor amiga de Valentina, tem um papel e tanto nessa história. Mais personagens surgem ao longo da trama. Dylan tem uma bagagem e tanto também, ele é o melhor amigo de Jonathan, Youtuber famoso que faz com que as histórias das duplas se cruzem em uma tarde de autógrafos, já que Helena é sua fã, incondicional.

Não dei mais detalhes sobre Dylan porque é muito impactante descobrir sua realidade na história e acho bem importante cada um ter seu momento para descobrir. Mas, digo que queria muito, muito mesmo, mais pessoas como Jonathan nesse mundo, alguém que enxerga as pessoas como humanos, independente de gênero, condições físicas, financeiras e tipo de corpos.

Vale destacar, assim como na sinopse abaixo, que o livro traz temas sensíveis, mas super necessários serem discutidos. Gordofobia, rejeição paterna, falta de empatia pelo que é diverso, por outro lado, mostra a importância de estarmos amparados por bons amigos, buscarmos ajuda médica para driblar os problemas e lutar pelo que mais você tem vontade, independente do preconceito que possa enfrentar. Ah, outro ponto que me fez curtir ainda mais a obra: se passa em Salvador e traz um lindo sotaque baiano!

Vamos a alguns trechos da obra:

“Está aí um poder de que eu gostaria e muito: passar despercebida. Assim, ninguém ia olhar para meu corpo, me medir de cima a baixo ou dizer coisas desagradáveis que obviamente não quero ouvir.”

“O vídeo foi maravilhoso, porque, em pleno 2011, ele deu um tapa na cara dos homens tudo, dizendo que dois amigos também podem ter contato físico e ser carinhosos um com o outro.”

“Apesar de entender a maioria das pessoas apenas observando-as, às vezes, tem dificuldade de perceber quando uma está machucada demais para se abrir.”

“Infelizmente, aqui no Brasil, os homens não podem demonstrar seus sentimentos sem serem chamados de gays. Como se qualquer uma das duas coisas fosse ruim.”

“Por isso não gosto de olhar para você, espelho, pois só me lembro do quanto me acho pequena nesse corpo gigante.”

“Às vezes, as pessoas só te escutam se você se fizer ouvir.”

Sinopse: assombrada pela ausência do pai e pelo preconceito diário contra o seu corpo, Valentina é uma mulher gorda com preocupações maiores do que números na balança — apesar de todos acharem que a solução para os seus problemas seja perder uns quilos. Desempregada e com o banco lhe lembrando constantemente das parcelas vencidas do FIES, ela só quer um emprego decente e fazer as pazes com suas gordurinhas. Em uma tentativa de pôr a vida de volta aos eixos, Valentina decide morar com sua melhor amiga e sua realidade antes caótica transforma-se em algo ainda mais inesperado. Arrastada pela colega de apartamento, ela vai ao encontro de fãs de Jonathan Castiel, um youtuber em ascensão que enxerga Valentina com uma beleza que ela não vê. Compartilhando a paixão pela fotografia, os dois se aproximam e, através dos olhos de Jonathan, ela começa a enxergar o mundo e o seu corpo de uma perspectiva diferente. Enquanto tenta conquistar um emprego no escritório do pai e praticar a autoaceitação, Valentina vai embarcar em uma jornada atribulada de autoconhecimento até perceber que, para deixar Jonathan amá-la, primeiro ela terá que amar a si mesma. [+16] Contém assuntos sensíveis, como: preconceitos, gordofobia, rejeição paterna, violência, entre outros.

Laís Barbosa, 1998, baiana, army e dorameira. Escreve desde que se entende por gente, mas só lançou seu primeiro livro, “O Enigma” em abril de 2019. Além disso, ministrou a oficina de Escrita Criativa na FliIlufba com Rafaela Valverde, participou das Antologias: “Super Mulher”, lançada pela Editora Bindi, “Um amor para Chamar de Meu”, da Editora Lettre e “E aí Voei”, da Editora Publiquei. É apaixonada pela literatura desde pequena e almeja incentivá-la onde quer que vá. Quando criança percebeu que gostava de criar seus próprios mundos -e finais alternativos para as histórias que lia- e foi assim que encontrou na escrita um refúgio. Atualmente, está trabalhando no seu mais novo romance.

Pelos Olhos da Câmera, de Laís Barbosa, está disponível no formato digital. Tem 318 páginas e na Amazon pode ser comprado individualmente por R$7,99. Quem é assinante do Kindle Unlimited tem acesso ao conteúdo como parte dos mais de um milhão de títulos disponíveis para assinantes. Mais informações em https://www.amazon.com.br/shop/eujaestiveem

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.