Pular para o conteúdo

Confira o pôster de “Pedágio”, novo filme de Carolina Markowicz

A cineasta Carolina Markowicz divulgou nesta quarta-feira (30) o pôster de “Pedágio”, segundo longa-metragem de sua carreira. Com Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga nos papéis principais, o filme está na programação do 48º Festival de Toronto (7 a 17 de setembro) – o único brasileiro de ficção nesta edição do evento – e do 71º de San Sebastián (22 a 30 de setembro). O projeto também está na lista dos longas que serão avaliados pela comissão de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficaspara representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de filme internacional no Oscar de 2024.

 

Ainda em Toronto, a diretora será agraciada com uma das principais honrarias do mais importante festival de cinema norte-americano, o Tribute Awards, oferecido pela Bulgari, sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent. A cerimônia de gala está marcada para o dia 10 de setembro, na qual também serão premiados nomes da grandeza de PedroAlmodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), bem como o ator Andy Lau (Special Tribute Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (TIFF Variety Artisan Award).

 

Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo FilmesParamount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. O longa retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade.

O filme, que a diretora descreve como “um drama permeado por humor ácido”,participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All AccessTorino Film Lab e Berlinale Coproduction Market

 

Além da conquista de um troféu na última edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção, com o seu filme de estreia “Carvão” (2022), o longa também foi indicado pela Academia de Brasileira de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o país na 38ª edição do Goya, na Espanha, uma das mais importantes premiações do cinema europeu.

 

Sinopse:

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Ficha Técnica

Direção: Carolina Markowicz

Roteiro: Carolina Markowicz

Empresas produtoras: Biônica Filmes, O Som e a Fúria

Empresas coprodutoras: Globo Filmes, Paramount Pictures

Distribuição: Paris Filmes

Produção: Karen Castanho, Luís Urbano, Bianca Villar, Fernando Fraiha, Sandro Aguilar

Produção associada: Jorge Furtado

Coprodução: Carolina Markowicz, Mario Peixoto, Thalita Zaher

Produção executiva: Chica Mendonça, João Macedo

Direção de arte: Vicente Saldanha

Direção de fotografia: Luis Armando Arteaga

Som direto: André Bellentani

Trilha sonora: Filipe Derado

Edição: Lautaro Colace; Ricardo Saraiva

Figurino: Marcia Nascimento 

Elenco e personagens: Maeve Jinkings (Suelen), Kauan Alvarenga (Tiquinho), Thomás Aquino (Arauto), Aline Marta Maia (Telma), Isac Graça (Pastor Isac)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.