Pular para o conteúdo

FESTIVAL DO FADO VOLTA AO BRASIL E TRAZ MÚSICA E HISTÓRIA DA FASCINANTE CULTURA PORTUGUESA A SP

No dia 25 de novembro (sábado), o Festival do Fado, maior mostra de fado internacionalmente, regressa a São Paulo com o tema O Fado e a Guitarra Portuguesa. O evento acontecerá no Teatro Opus Frei Caneca e trará um dos expoentes no gênero, a artista portuguesa Cuca Roseta, que, entre outras parcerias, já trabalhou com Djavan e Jorge Drexler. A artista será acompanhada por um dos maiores guitarristas portugueses de sua geração, Sandro Costa

Para o concerto no Festival do Fado em São Paulo, Cuca Roseta preparou um espetáculo especial onde irá percorrer os clássicos do gênero e os melhores sucessos da sua carreira. A fadista quer ainda cruzar o seu canto com a cultura brasileira, tendo preparadas algumas surpresas para o público. Os ingressos são vendidos pela Uhuu! e bilheteria do Teatro Opus Frei Caneca.

Em paralelo ao show, o Festival trará, no período da manhã do dia 25/11, um workshop exclusivo sobre a guitarra portuguesa ministrado pelo próprio Sandro Costa, e uma mostra de cinema, com o documentário Guitarras à Portuguesa. Tanto o workshop quanto a mostra de cinema acontecem no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. 

Completando 13 edições, desde seu início em Madri em 2011, o Festival do Fado promove esta arte lusitana e, por consequência, a língua e a cultura portuguesa ao redor do mundo. O evento já passou por mais de 17 cidades e 13 países da Europa, Ásia, África e América Latina, com apresentações de grandes artistas aliadas a workshops, projeção de filmes e exposições representativas do fado.

Um ponto de destaque em todas as edições é a guitarra portuguesa. O mais emblemático instrumento do fado traz sons inimitáveis. A história da guitarra portuguesa remonta ao início do século XIX. Ela nasceu nos bairros populares de Lisboa, onde os músicos de rua começaram a usá-la para acompanhar os cantores de fado. Ao longo do tempo, o instrumento evoluiu, tanto esteticamente como em termos de popularidade, tornando-se o símbolo da música portuguesa, associado à nostalgia e às emoções do fado. Hoje, a guitarra portuguesa representa um patrimônio rico e vibrante da cultura portuguesa.

Programação SP – 25 de novembro (sábado)

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

11h – Workshop A Guitarra Portuguesa com Sandro Costa – 50 min 

12h – Mostra de cinema com o documentário Guitarras à Portuguesa” – 90 min 

Teatro Opus Frei Caneca

16h Show de Cuca Roseta e Sandro Costa – 80 min

Mais informações sobre o Festival do Fado em www.festivalfadosaopaulo.com 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.