Pular para o conteúdo

Programação cultural de setembro na Casa Museu Ema Klabin faz uma viagem pela história do livro

A Casa Museu Ema Klabin apresenta, no mês de setembro, uma programação cultural relacionada à exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição traz 20 volumes que correspondem aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso, incluindo manuscritos, livros de horas, incunábulos e edições aldinas, assim como primeiras edições em grego de Platão (1513) e Tucídides (1502), e o Novo Atlas de Blaeu (1648-1655), entre outros.

Confira a programação gratuita e inscreva-se no site da Casa Museu Ema Klabin:

Visita: De Olho na Coleção | A Palavra Impressa

Nos dias 16, 17 e 22 de setembro, das 15h às 16h, o Educativo da Casa Museu Ema Klabin promove a visita De Olho na Coleção – A Palavra Impressa, que irá apresentar a exposição e convidar o público a uma conversa sobre a diversidade de temas que permeiam os exemplares exibidos, como o design tipográfico, a consagração das línguas nacionais por meio da literatura, a percepção do mundo que os viajantes disseminaram em seus relatos e como os povos não europeus eram vistos, a transformação da comunicação e a consequente mudança do pensamento e dos costumes. Também será discutido como a velocidade da comunicação e das redes sociais impactam a nossa contemporaneidade e o quanto tudo isso é resultado da disseminação dos livros que foi possibilitada pela prensa de tipos móveis aprimorada por Johannes Gutenberg.

Inscrição: https://emaklabin.byinti.com/#/event/de-olho-na-colecao-a

-palavra-impressa

Oficina online: Escrita criativa em microliteratura

Nos dias 16 e 30 de setembro e 7 de outubro, das 11h às 13h, acontece a oficina mediada pelo escritor Daniel Viana, que propõe a investigação de caminhos para a produção literária com um número reduzido de palavras, tendo como inspiração o exemplar do livro Epigrammata, de Marcus Valerius Martialis (Marcial), publicado em 1501, edições aldinas, que está na exposição A palavra impressa 1492-1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin. A oficina é destinada a pessoas que tenham ou não experiência na produção literária e que desejam descobrir potencialidades em sua escrita particular.

Palestra online: Uma breve história do livro através da biblioteca de Ema Klabin

No dia 21 de setembro, das 19h às 21h, a professora adjunta no curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Móveis Culturais da Universidade Federal de Minas Gerais, Fernanda Brito, traz uma breve história do livro, tendo como ponto de partida obras que pertencem à biblioteca de Ema Klabin. Começando pelo manuscrito, livro escrito a mão, passando pelos incunábulos, livros produzidos até por volta de 1500, até chegarmos ao livro impresso, já confeccionado com tipos móveis a partir do século XV. As primeiras formas do livro, os suportes de escrita e de impressão, suas ornamentações e técnicas utilizadas para a ilustração, também serão abordados.

Inscrição: https://emaklabin.byinti.com/#/event/oficina-online-escrita-criativa-

em-microliteratura

Experimentando o Museu | construindo tipos móveis, narrativas e encadernações

A exposição A palavra impressa apresenta livros que remontam ao início da impressão e nos leva a perguntar: como era produzido um livro impresso? Como funcionava a prensa de Gutenberg?

Nos dias 23, 24 e 30 de setembro, das 14h30 às 16h, o público será convidado a discutir essas questões observando os livros da exposição e, em seguida, construir tipos móveis utilizando materiais caseiros e alternativos e, com eles, criar textos narrativos, imprimindo-os e produzindo uma encadernação artesanal.

Inscrição: https://emaklabin.byinti.com/#/event/experimentando-o-museu-construindo-

tipos-moveis-narrativas-e-encadernacoes

CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Museu Lasar Segall, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), promovem até o dia 22 de outubro a Mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg. Serão exibidos 14 clássicos do cinema em alta resolução na Cinemateca Brasileira, no Cine Segall, ambos na Vila Mariana, e no CCSP, no bairro do Paraíso, com entrada franca. A mostra CinEma: de Gutenberg a Zuckerberg conta com o apoio da Klabin S.A.

Toda a programação pode ser conferida em

Serviço:

Exposição: A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin

Até 12 de novembro de 2023

Visitação livre

quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h

Visitas mediadas

quarta, quinta e sexta às 11h, 14h, 15h e 16h

Entrada franca*

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.