Eu Já Estive Em “Catarse”, de Mauro Felippe

Uma escrita intensa, com poesias que te faz refletir sobre muitas cenas do cotidiano e situações reais do nosso país. O livro todo é uma obra de arte, já que é todo ilustrado e muitas das poesias quando lidas juntas à ilustração. Esse é Catarse, livro de poesias de Mauro Felippe, ilustrado por Rafael Nobre e publicado pela Lura Editorial.
Hipocrisia II
Há pessoas
Que se consideram religiosas.
Destratam pessoas, plantas
Animais.
Rezam, pregam
Rezam…
Para ser religiosas.
Vazias.
Esse não é um livro de poesias sobre relacionamentos amorosos, sobre as coisas boas da vida, ou sobre como você pode se sentir melhor. É um livro de poesias sobre sentimentos reais, algo que muitas vezes você sente, mas não consegue colocar em palavras, e aqui, Mauro Felippe não só coloca em palavras como ilustra muito deles. O texto e as imagens, com cores fortes, trabalham juntos para levar ao leitor uma leitura repleta de reflexões.
O pessimista
O pessimista não tem
Como prever o futuro: já conta
Antecipadamente
Com o insucesso,
Principalmente o alheio
Esse é o quinto livro de Mauro Felippe, que tem na escrita seu ponto de equilíbrio. Natural de Urussanga, no sul de Santa Catarina, é advogado e chegou a cursar Engenharia de Alimentos antes de se decidir pela carreira no Direito. Autor das coletâneas poéticas Nove, Humanos, Espectros e Ócio, preencheu inúmeros cadernos na infância e adolescência com textos e versos, dos simples aos elaborados. As temáticas de suas obras são extraídas de questões existenciais, filosóficas e psicológicas compreendidas em seu dia a dia, sendo que algumas advém dos longos anos de advocacia, atendendo a muitas espécies de conflitos e traumas. Por meio da literatura, pretende viver dignamente e deixar uma marca positiva no mundo, uma prova inequívoca de sua existência como autor.
Amizade
Toda amizade
É vulnerável.
Quanto maior a
Convivência
Mais aumenta
A impaciência.
Sinopse: “CATARSE” é um livro de poemas que explora a força da linguagem para libertar e expressar o âmago do ser. Com versos cuidadosamente elaborados, o livro dá vida ao que antes era etéreo e convida o leitor a uma jornada de autodescoberta. Com uma linguagem envolvente, “CATARSE” é um livro que emociona, inspira e transforma. Além disso, possui uma edição especial de luxo, com ilustrações coloridas e capa dura, tornando a experiência de leitura ainda mais especial e memorável. É uma leitura imperdível para os amantes da poesia e para aqueles que buscam uma conexão mais profunda em uma jornada poética para o interior do ser.
Estático
Mais difícil que convencer
Os outros
É compreender
As coisas.
Entre as minhas poesias preferidas estão as que foram escritas no formato haicai e todas as referentes ao Lisarb, tentando não dar spoilers. Catarse, escrito por Mauro Felippe, publicado pela editora Lura, tem capa dura, tem 192 páginas, e é todo impresso em cores e em papel couchê. Está disponível no formato impresso e à venda nas livrarias e nas plataformas digitais.
Janaína Leme
@eujaestiveem