MOS CONVIDA realiza bate-papo sobre caminhabilidade e a relação sensorial com as ruas da cidade

A MOS desenvolve projetos com arquitetura cuidadosa com as pessoas e com a cidade. E é esse olhar que faz com que teça constantemente relações entre arquitetura, cidade e arte. Desdobrando esse sentido para além da entrega dos imóveis que projeta, a empresa criou o MOS CONVIDA, programa cultural que procura aproximar o público desses três universos por meio de eventos e passeios.
Na quarta-feira, 22 de novembro, às 19h, o MOS CONVIDA promove uma reflexão sobre o caminhar pelas ruas da cidade, por meio de um bate-papo entre Camila Raghi, arquiteta da Refúgios Urbanos, Mauro Calliari, colunista da Folha de S.Paulo, e Bianca Antunes, autora do livro infantil “Vou a pé”. Com o tema “Pinheiros e os bairros caminháveis”, o evento acontece na Unibes Cultural, em São Paulo.
Durante o encontro, os convidados irão abordar questões sobre os diferentes aspectos do conceito de caminhabilidade, que propõe um modelo de cidade sustentável, focada mais nas pessoas (adultos, crianças, idosos e PcD) do que nos veículos; além de refletir sobre a locomoção a pé pelo espaço urbano, levando em conta não apenas calçamento, iluminação, acessibilidade – entre outras estruturas físicas –, mas também os aspectos sensoriais provocados por meio das fachadas das edificações, dos espaços verdes, dos sons, dos cheiros, entre outros.
O evento é uma celebração à reimpressão do “Pequeno Guia Notável de Pinheiros”, organizado pela imobiliária Refúgios Urbanos com o patrocínio da MOS, em que são abordados diferenciais do bairro: história, lugares marcantes da paisagem e edifícios históricos.
O MOS CONVIDA: Pinheiros e os bairros caminháveis, assim como todos os eventos do Programa, é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta fazer a inscrições por meio do link: https://bitly.ws/ZF7d. As vagas são limitadas.
SOBRE OS CONVIDADOS:
Bianca Antunes é supervisora da iniciativa Urban95 no CECIP, apoiando municípios brasileiros a desenvolver projetos e políticas públicas para a primeira infância. É também cofundadora da Pistache Editorial e do projeto Casacadabra, onde une crianças e cidades escrevendo e produzindo livros e jogos. É coautora do livro infantil “Vou a Pé”, recém-lançado. Formou-se jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da USP e abraçou sua paixão pelas cidades no mestrado em desenvolvimento urbano e cooperação internacional (TU Darmstadt e UIC Barcelona).
Camila Raghi é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (2004). Especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos pelo CECRE – Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos (2006) e em Gestão de Obras de Restauro através do CECI – Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (2008-2009). Desde 2017, atua como consultora na imobiliária Refúgio Urbanos, atualmente como especialista em casas assinadas na Zona Oeste. Além disso, ao longo desses anos participou da organização de uma série de projetos culturais dentro da empresa. Entre elas, as edições dos livros da série Prédios de São Paulo, o livro “São Paulo e Suas Casas”, e mais recentemente, encabeçou o lançamento do “Guia de Pinheiros”, que inaugurou a série intitulada pequeno Guia Notável de Bairros da Refúgios Urbanos.
Mauro Calliari é administrador de empresas pela FGV e doutor em urbanismo pela FAU-USP, com pesquisa voltada para a mobilidade e caminhabilidade. É colunista da Folha de S. Paulo, autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” e membro do Conselho de Transportes Municipal.
SERVIÇO
MOS CONVIDA: Pinheiros e os bairros caminháveis
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500
Data e hora: 22/11 às 19h
Inscrições: https://bitly.ws/ZF7d
Vagas Limitadas