Eu Já Estive Em “Exercícios de Comunicação Não Violenta”, escrito por Lucy Leu e publicado pelo Grupo Summus

Hoje vamos falar sobre o livro “Exercícios de Comunicação Não Violenta”, escrito por Lucy Leu e publicado pela Editora Ágora, do Grupo Editorial Summus. O livro tem como propósito ser usado em conjunto com “Comunicação Não Violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de Marshal B. Rosenberg, conhecido como o pai a Comunicação Não Violenta. Inclusive, Marshal escolheu a girafa, o animal terrestre que tem o maior coração, como um símbolo de CNV, uma linguagem que inspira compaixão e relacionamentos alegres em todas as áreas da vida.
O livro é indicado para pessoas que começaram a conhecer a CNV e buscam um currículo abrangente a fim de aprender e aplicar os seus princípios básicos, seja sozinha ou em grupo. A autora te ensina a usar o livro de exercícios e há capítulos onde você pode aprender a praticar a Comunicação Não Violenta, justamente, sozinho ou em grupo. Para praticar em grupo, entre as atividades estão: criar um grupo de prática, liderar o círculo de prática, criar regras, pedir feedback, formas de interação de grupo, sugestões para estruturar uma sessão de empatia, entre outros.
Os exercícios coincidem com os capítulos do livro já lido por aqui “Comunicação Não Violenta” e a autora até indica que, se possível, os exercícios sejam feitos em paralelo com a leitura do livro para enfatizar melhor cada parte entre os capítulos. Entre os exercícios estão: entregar-se de coração, observar sem avaliar, responsabilizar-se pelos sentimentos, receber com empatia, expressar a raiva plenamente, o uso da força para proteger, fazer elogios na comunicação não violenta, entre outros.
Deixando um exemplo, no capítulo 9 – A ligação compassiva com nós mesmos, sempre haverá tarefas individuais para podermos revisar a leitura respondendo uma série de perguntas que tem relação com o mesmo capítulo do livro “Comunicação Não Violenta”. Na sequência, vem exercícios para a prática individual, caso você tenha escolhido estudar sobre CNV sozinho. Essa mesma experiência você leva para as práticas em grupo. Na sequência o capítulo traz o guia do facilitador, que te ajuda a organizar as atividades em grupo e alguns exemplos de assuntos a serem discutidos com base nesse tema e possíveis respostas. Essa será a estrutura de todos os capítulos.
Vamos a alguns trechos do livro:
“Não tenha pressa. Estamos mudando os hábitos de uma vida inteira quando aprendemos a falar com o coração.”
“Respirar duas vezes antes de falar, depois que a pessoa anterior terminou.”
“Conhecimento claro e preciso sobre como nossas palavras e atitudes afetam outras pessoas é um recurso da maior importância para o crescimento pessoal e a capacidade de se comunicar com eficiência.”
“Escolha um dia da semana como o Dia de Alerta da Desconexão. Neste dia, ouça com maior consciência como as pessoas no seu entorno estão se comunicando.”
“A opinião dos outros sobre nós deve ser deixada de lado para termos felicidade plena.”
“Aquele que se preocupa com os próprios erros não os corrigirá. Todas as correções proveitosas vêm de uma mente calma e pacífica.”
Sinopse: O inovador Comunicação não violenta, de Marshall B. Rosenberg, revela o poder de conectar-se com outras pessoas em um nível inteiramente novo. Você logo percebe que todos os relacionamentos em sua vida ― com família ou amigos, colegas de trabalho, alunos, professores e até com você mesmo ― agora têm o potencial para uma transformação positiva e permanente. Aprender o processo de comunicação não violenta (CNV) costuma ser comparado com aprender uma forma completamente nova de pensar e se comunicar. De um jeito simples, Exercícios de comunicação não violenta, de Lucy Leu, ajuda você a praticar essas habilidades com o estudo por capítulos do livro fundamental de Rosenberg. Crie um ambiente de aprendizagem ou prática grupal seguro que acolha as necessidades de cada participante. Ou aprenda por conta própria, usando este livro de exercícios como guia para o seu estudo autodirigido. Você encontrará uma série de atividades, exercícios e sugestões de facilitação para refinar e praticar essa poderosa maneira de se comunicar. Junte-se às centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro que melhoraram seus relacionamentos e sua vida com este processo simples, mas revolucionário! Tradução de Débora Isidoro. Revisão técnica de Nolah Lima (Instituto CNV Brasil).
Sobre a autora: Lucy Leu é ex-presidente do conselho do Center for Nonviolent Communication (CNVC.org), treinadora certificada em CNV, editora do original em inglês Nonviolent communication (Comunicação não violenta), o best-seller de Marshall B. Rosenberg, e cocriadora do NVC Toolkit for Facilitators (NVCToolkit.org). Ela também ajudou a criar o Freedom Project, levando o treinamento em CNV para detentos a fim de apoiar sua reintegração à sociedade.
“Exercícios de Comunicação Não Violenta – Um Guia Prático para Estudo Individual em Grupo ou em Sala de Aula”, escrito por Lucy Leu, publicado pela Editora Ágora, do Grupo Editorial Summus, tem 215 páginas e está à venda nas livrarias de todo o Brasil, assim como nas plataformas de e-commerce.
Janaína Leme
@eujaestiveem