Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Todas as vidas de Tati”, escrito por Vanessa Nascimento, publicado por Editora Polifonia

Como deve ser extremamente chato você ser obrigada a fazer algo que não gosta todo santo dia por uma imposição dos seus pais, né? Ainda mais quando você é uma criança, uma adolescente, e não tem toda a força necessária ainda para questionar aquilo que está sendo imposto, mesmo porque sua mãe, seu pai, são suas referências e se eles estão te mandando fazer algo é porque é para seu bem, pelo menos é assim que pensamos nessa idade.

Esse é um dos assuntos abordados em “Todas as Vidas de Tati”, escrito pela Vanessa Nascimento e publicado pela Editora Polifonia, que tivemos a oportunidade de ler por aqui por conta da divulgação da LC Agência de Comunicação.

A Tati tem um perfil famoso nas redes sociais. Fecha inúmeras parcerias que rendem muito dinheiro todo o tempo, e tudo começou por conta de um vídeo dela sapateando tempos atrás, algo que antes fazia com gosto, mas que agora nem faz mais porque a grande quantidade de parcerias leva-a a fazer conteúdos que condiz com o que está sendo pago e não mais com o que ela gosta de fazer. Ela em 14 anos e quem administra tudo isso: sua mãe, que cada vez fica mais deslumbrada com tudo que a presença da filha nas redes sociais pode render para ela, a mãe.

Capítulo a capítulo, o livro traz à tona muitas questões que permeiam a cabeça da adolescente: a questão do corpo, já que Tati está acima do peso para ser filha de uma mãe influencer fitness, compulsão alimentar, a não aceitação na escola, o isolamento e a falta de amigos reais, questões familiares mal resolvidas envolvendo a mãe que fazem com que Tati não tenha mais familiares por perto. E essa última questão é bem interessante na história porque justamente por conta disso, o texto muda de cenário e ganha novos personagens interessantíssimos trazendo o regionalismo e tantas cenas interessantes que estão há muito tempo fora da tela dos celulares. Basta querer olhar fora da tela.

Tati vai se sair bem, vai superar desafios pessoais, questões psicológicas, ganhar a família que sempre buscou e ainda ter amigos peludos. Tem muita história legal em “Todas as vidas de Tati”, leitura indicada para pais e filhos. Vamos a alguns trechos do livro:

“Mãe, eu quero que as pessoas gostem de mim pelo que sou. E eu não sou a pessoa que bota cílios postiços para ir à academia às cinco da manhã”.

“Amor, você é gorda. Inclusive, se não fosse, não teria ficado famosa. Mas a fase de criança fofinha passou, agora temos que te encaixar no padrão de adolescente tiktoker”.

“Eu tenho inveja de você, sabia? Vocês gatos, não precisam fingir nada. Muito menos que gostam de fazer o que não gostam… E ficam bem quando estão sozinho”.

Sinopse: No complexo de prédios Nova Miami, em São Paulo, a adolescente Tati vive cercada pelo luxo e pela pressão de ser uma influenciadora digital de sucesso. Sua mãe, Stephanie, é uma musa fitness obcecada pela aparência e determinada a transformar Tati em uma estrela. Ambas se preparam para um encontro com a famosa apresentadora Ticiane Oliveira, em busca da tão sonhada chance de participar de seu programa. Enquanto Tati questiona as expectativas impostas sobre ela e busca encontrar sua verdadeira identidade, mãe e filha enfrentam conflitos e aprendem importantes lições sobre o preço da fama e a importância de seguir os próprios sonhos. Todas as vidas de Tati é uma história envolvente que explora temas como autoaceitação, pressão social e a importância do apoio familiar na busca pela felicidade.

Sobre a autora: Vanessa Nascimento nasceu em São Paulo, mas fez morada em diversos lugares, já que sua curiosidade por culturas e povos é algo que a inquieta desde a adolescência. Pedagoga de formação, por 15 anos atuou como professora de crianças e adolescentes em escolas bilingues. Nesse contexto, sempre prezou por proporcionar um ambiente seguro em que seus alunos pudessem se expressar como indivíduos. Hoje, como escritora, roteirista, dramaturga e atriz, dedica-se a contar histórias sobre meninas que enfrentam o mundo com o objetivo de serem aceitas do jeito que são, sem que tenham que se encaixar em moldes pré-concebidos.

“Todas as Vidas de Tati”, escrito por Vanessa Nascimento e publicado pela Editora Polifonia, tem 267 páginas e está disponível nas plataformas de e-commerce no formato impresso e digital.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.