Pular para o conteúdo

BibliON promove a palestra Movimentos Literários – Realismo Mágico, do que se trata?

Na década de 1960, a literatura latino-americana virou sinônimo de uma nova vertente que assumiu o protagonismo internacionalmente: o realismo mágico. Nomes como os de Gabriel García Márquez, Julio Cortázar e Mario Vargas Llosa se tornaram emblemáticos desse momento da produção literária em nossa região. Contudo, o surgimento da nomenclatura é anterior – e permeado por discussões sobre sua origem e pertinência. Do que falamos quando se trata de “Realismo Mágico”? 

Esse é um dos questionamentos que Vinicius Barbosa trará para a palestra  Movimentos Literários – Realismo Mágico, do que se trata?, que acontece dia 18 de julho, às 19h, na BibliON.  Na ocasião,  serão abordados o desenvolvimento e o contexto histórico dessa vertente literária, os principais nomes que estiveram no holofote da cena, as vozes dissonantes e o uso mercadológico do termo. Serão reflexões sobre a noção da literatura latino-americana nos anos 1960 e 1970 e se, atualmente, estaríamos vivendo um novo boom – desta vez encabeçado por escritoras mulheres. 

O ministrante é Vinicius Barbosa, mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo e idealizador do @latinaleitura, um espaço de divulgação e reflexão sobre América Latina pelas perspectivas histórica e literária. Com pesquisas relacionadas à Arte e Política e redes artísticas e intelectuais, foi membro do Laboratório de Pesquisa de História das Américas, na UNIFESP, entre 2014 e 2022. Mediou diversos encontros literários e clubes de leitura, e trabalha atualmente no mercado editorial nas áreas de comunicação e produção editorial.

Não perca tempo e se inscreva para essa incrível palestra:

Palestra Movimentos Literários – Realismo Mágico, do que se trata? 

Atividade online

Mediação: Vinicius Lourenço Barbosa

Data: 18 de julho

Horário: 19h às 20h30

Inscrição pelo link: Aqui

Os interessados em participar das atividades devem acessar https://www.biblion.org.br/agenda/ e se inscrever. Lembrando que as ações possuem vagas limitadas, por isso não perca tempo e corra para participar. 

BibliON

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.brou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.