Pular para o conteúdo

ANTONIO BANDEIRA – O POETA DAS CORES TEM PÔSTER E TRAILER DIVULGADOS

ANTONIO BANDEIRA – O POETA DAS CORES acaba de ganhar pôster e trailer oficiais. O documentário é dirigido pelo cineasta Joe Pimentel e conduzido pelo sobrinho do pintor, Francisco Bandeira, e chega aos cinemas no dia 10 de abril com distribuição da Sereia Filmes. “Nunca pinto quadros. Tento fazer pintura” é uma das frases mais famosas na cena artística brasileira e é do cearense Antonio Bandeira, que dá nome ao filme. O longa ganhou o Troféu Mucuripe de melhor longa-metragem da mostra Olhar do Ceará, no Cine Ceará, no ano passado. Para baixar o cartaz oficial da obra, clique aqui.

Clique na thumbnail e assista ao trailer.

Nascido em Fortaleza, capital do estado, em 1922, Antonio Bandeira virou um expoente da renovação da arte cearense, antes de ganhar reconhecimento internacional e se transformar em referência na arte abstrata. Conhecido por seu charme e reconhecido por seu pioneirismo, o pintor, desenhista e gravurista brasileiro ganhou grandes admiradores no meio artístico, como o crítico Frederico Morais, que, traduzindo a famosa frase de Bandeira, explica que, para ele, “o quadro não parece significar uma realidade autônoma. A pintura é um estado de alma”.

 E é tentando desvendar essa alma, que ganhou muitos admiradores na França, onde morou por vários anos, que o documentário coleta depoimentos de artistas, curadores e críticos de arte de todo o país para reconstituir a trajetória de Antonio Bandeira e mostrar a evolução de sua obra e a celebração de seu talento fora e dentro do Brasil.

“ANTONIO BANDEIRA – O POETA DAS CORES” tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 10 de abril.

Sinopse
O documentário reconstitui a vida e analisa a obra de Antonio Bandeira, artista plástico cearense que ganhou renome internacional. Conduzido por seu sobrinho Francisco, o filme coleta depoimentos de artistas, curadores e críticos de arte, que desvendam as influências, técnicas e transformações de seu trabalho e o legado deixado pelo pintor, ajudando a decifrar sua trajetória na vida e na arte.

Ficha técnica
Direção: Joe Pimentel
Produção Executiva: Isabela Veras e Maria Amélia Mamede
Argumento: Lucas Benedetti e Joe Pimentel
Roteiro: Joe Pimentel e Marcus Sá
Direção de Fotografia: Bruno Pimentel
Montagem: Tiago Therrien
Trilha Sonora Original: Hérlon Robson
Som Direto: Fernando Cavalcante, Leo Oliveira e Lênio Oliveira
Mixagem de Som: Erico Paiva (Sapão)
Design Gráfico: Leo Kemps e Dedê Oliveira
Produção: Trio Filmes
Distribuição: Sereia Filmes
País e ano de produção: Brasil, 2024
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Formato: 1.85 Flat, 5.1, colorido, DCP 2K

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.