MIS inaugura nova exposição do projeto Nova Fotografia

No dia 26 de agosto, o MIS inaugura mais uma exposição do Nova Fotografia, com a série “Cidade que des(en)volvemos”, do fotógrafo Manoel Almeida. O projeto anual do Museu seleciona, por meio de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no Museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS.
A exposição “Cidade que des(en)volvemos” é inspirada na expressão “relação de amor e ódio”, bastante utilizada para descrever como os cidadãos se sentem sobre São Paulo. A obra é descendente de um projeto maior, onde artista explora a urbe para entender e documentar “contos de concreto e carne”, reflexos e percepções do ambiente como influenciador, buscando as mensagens e símbolos das percepções humanas, que se manifestam silenciosamente por meio de sentimentos e pensamentos, agindo emocionalmente sobre os indivíduos. A experiência audiovisual proposta busca provocar diretamente os escritores dos contos: o humano que fornece a tinta cinza, que desenvolve as linhas da história e a cidade, que, como papel iluminado pelos postes das ruas, reflete a concretude da realidade resultante, envolvendo e apertando a fonte de tinta.
Manoel Almeida é engenheiro florestal, criado entre os seis mil habitantes de uma pequena cidade. Vive em São Paulo desde 2023. Há dez anos, fotografa o que vive, como terapia e como forma de comunicação para combater o esquecimento e processar sentimentos, experiências e descobertas. Prefere abordar o mundo de forma documental e compartilhada, mas às vezes se deixa levar pelo abstrato e pelas percepções individuais. Zineiro, publicou o livro “Os dias eram assim”, pela Editora Origem, e já foi jurado (2022/23) e vencedor (2021) do Prêmio DocF, concurso de Fotografia Documental de Família.
Serviço | Nova Fotografia – “Cidade que des(en)volvemos”
Abertura: 26.08, às 19h
Período expositivo: 26.08 a 12.10.2025
Local: Sala expositiva térreo
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito
Classificação: livre