Museu Afro Brasil apresenta “Como a Terra Respira” primeira mostra individual de Isa do Rosário em São Paulo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, estreia no dia 27 de setembro a exposição “Como a Terra Respira”, primeira individual da artista Isa do Rosário em São Paulo, com curadoria de Ariana Nuala e Rosa Couto.
Reunindo cerca de vinte obras, a mostra se organiza em três núcleos – Orixás, Serpentes e Negritude/Religiosidade – e percorre símbolos da religiosidade afro-brasileira, da terra e das águas. O público poderá conhecer bordados já consagrados, como aqueles dedicados aos orixás, além de trabalhos inéditos permeados por serpentes, rios e mantos sagrados. O título da exposição remete a esse imaginário. Para a artista, “as serpentes, ao penetrarem e remexerem o solo, têm o poder de fazer a terra respirar”.
“A exposição conta a história a partir da escuta, cada bordado é uma história e cada história é um bordado… São pensados, organizados, depende do momento… é no sonho, na visão, da realidade e vem do sopro ao meu ouvido que me guia“, explica a artista.
Após destacar-se em exposições no Brasil e no exterior – entre elas a Bienal de Liverpool (2023), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Sesc Vila Mariana – Isa do Rosário alcança agora um novo marco em sua trajetória com a estreia de sua primeira mostra individual em um museu. Reunindo bordados, colagens, pinturas sobre tecido e técnicas artesanais como a confecção de bonecas abayomi, a exposição apresenta obras que investigam experiências silenciadas da história afro-brasileira e propõem novas formas de narrar memória e fabulação. Entre os trabalhos recentes exibidos estão Quando o Brasil é dos brasileiros (2025), O portal das benzedeiras (2025) e O Manto de Nossa Senhora Aparecida (2025).
ServiçoExposição: Como a Terra Respira
Artista: Isa do Rosário
Curadoria: Ariana Nuala e Rosa Couto
Abertura: 27 de setembro de 2025, às 10h
Local: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Parque Ibirapuera, São Paulo
Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – Fotos de: Foto de Matheus José Maria