Pular para o conteúdo

Fernando Pessoa, morto há 90 anos, ganha episódio especial do 451 MHz, podcast da Quatro Cinco Um

Em 30 de novembro de 1935, aos 47 anos, morria Fernando Pessoa, um dos maiores modernistas do século 20 — navegando entre a prosa e a poesia. Sabendo disso, o podcast 451 MHz da Quatro Cinco Um vai abordar a trajetória do autor no seu episódio #174, que vai ao ar nesta sexta-feira (28). 

Apesar de conhecido na cena literária de Lisboa em vida, Pessoa não chegou a ver o interesse mundial que um dia cercaria a sua obra, publicada quase toda postumamente. Marcando os noventa anos da morte de Pessoa, o 451 MHz preparou um episódio especial, em formato narrativo, que investiga a vida e o legado do poeta português, conhecido por versos antológicos e múltiplos heterônimos. São 136, de acordo com Jerónimo Pizarro, especialista na obra pessoana entrevistado no podcast e coeditor, ao lado de Jorge Uribe, de Obra completa de Ricardo Reis, que reúne toda a prosa e a poesia do primeiro heterônimo de Pessoa, recém-publicado pela Tinta-da-China Brasil, selo editorial da Associação Quatro Cinco Um

Após a morte do poeta, foram descobertos em seu apartamento mais de 30 mil papéis, escritos em três idiomas e atribuídos a uma centena de autorias diferentes. Eram os famosos heterônimos de Pessoa, como Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.

O podcast também ouviu a professora de letras Ida Alves e os poetas Eucanaã Ferraz e Leonardo Gandolfi. Conta ainda com participações especiais do escritor Eduardo Giannetti e da atriz portuguesa Maria de Medeiros lendo trechos de poemas ao longo do programa.

O episódio em formato narrativo do 451 MHz dedicado a Fernando Pessoa se soma a outros especiais sobre a vida e a obra de grandes escritores publicados pela revista dos livros, entre eles Mário de Andrade, Camões, Elizabeth Bishop e Lygia Fagundes Telles.

O episódio sobre o modernista português tem apresentação de Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, roteiro e entrevistas de Ana Pinho e produção de Beatriz Souza, Clarissa Stycer e Mariana Franco. Também participaram na preparação a editora-executiva Beatriz Muylaert. O som e a mixagem são de Claudia Holanda e Ana Sucha. 

Quatro Cinco Um publica o episódio especial com o apoio do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e da Lei Rouanet — Incentivo a Projetos Culturais.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.