Pular para o conteúdo

LANÇAMENTO | Mártir! de Kaveh Akbar

Cyrus Shams nasceu no Irã e mora nos Estados Unidos. Órfão, aspirante a poeta e dependente químico, teve que conviver com grandes perdas desde cedo. A mãe morreu em um desastre aéreo, provocado por um míssil disparado pelo exército americano contra um avião civil iraniano, episódio que acaba servindo de gatilho para um mergulho pessoal na transcendência por meio da morte.

Ao conhecer Orkideh, uma artista iraniana com câncer terminal, que transforma o processo de morrer em performance artística, Cyrus é sugado por uma espiral de obsessões pela figura dos mártires, o que o joga numa investigação profunda do próprio passado e a um embate com a sobriedade. A narrativa entrelaça diferentes vozes e fragmentos de poesia para explorar temas como identidade, luto e arte, com uma virada de enredo prodigiosa ao final.

Lançado no Brasil pela Rocco, Mártir!, primeiro romance de Kaveh Akbar, foi finalista do National Book Award, eleito um dos melhores livros de 2024 por veículos como The New York Times e Washington Post, além de ter sido incluído na lista de recomendações de leitura do Presidente Barack Obama.

Ao transitar no território entre o humor autodepreciativo de seu personagem e o fluxo de consciência, Akbar constrói um retrato poderoso de uma geração que tenta encontrar significado e beleza em meio ao caos. Mártir! consolida Kaveh Akbar como uma das vozes da literatura contemporânea que se atiram ao risco.

“Akbar criou um protagonista indelével, perturbado, curioso, incrivelmente magnético. Um escritor maravilhoso, de um nível inacreditável… O que Akbar alcança com Mártir! é nada menos que um milagre.”

The New York Times

“Um livro cheio de amor, fúria. Humor e sabedoria. O protagonista Cyrus Shams, poeta e alcoolista em recuperação, vai roubar seu coração.”

People

SOBRE O AUTOR

KAVEH AKBAR é poeta e ficcionista. Seus poemas foram publicados nas revistas The New Yorker, Poetry, Tin House, PBS NewsHour, A Public Space, Guernica, Boston Review e outras. Ele também é o fundador e editor da Divedapper, um espaço para diálogos com vozes vitais na poesia contemporânea. Seu primeiro livro, Calling a Wolf a Wolf, foi publicado em 2017. Nascido em Teerã, Irã, atualmente mora em Iowa, Estados Unidos. Foi professor visitante na Purdue University, em 2017,e em 2024 a revista Time o elegeu um dos 100 Next, as lideranças para o futuro em suas áreas. Mártir! é sua estreia na ficção.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.