Livro Pinacoteca de São Paulo — 120 anos chega às livrarias

Coordenado pela Act Arte, o livro Pinacoteca de São Paulo — 120 anos chega, ainda em janeiro, a livrarias e pontos de venda online. Reunindo aproximadamente 250 obras emblemáticas de seu acervo, a publicação articula diferentes tempos e narrativas, aproximando nomes centrais da arte brasileira, como Almeida Júnior e Tarsila do Amaral, a artistas contemporâneos como Dalton Paula e Alice Yura.
Após a primeira edição, lançada em 2025 e distribuída gratuitamente, o título retorna agora em uma versão que conta com capa inédita, apresentando detalhes da obra Canudos não se rendeu (2021), pintura monumental de Luiz Zerbiniincorporada recentemente ao acervo do museu. A escolha da obra de Zerbini para a capa reforça o diálogo entre história e contemporaneidade, tema que atravessa não somente a publicação, mas também o legado da própria Pinacoteca de São Paulo.
Organizado por Jochen Volz e Ana Maria Maia, o volume conta com ensaios de Djamila Ribeiro, Clarissa Ximenes, Paula Zasnicoff, Renato Menezes, entre outros curadores e
pesquisadores da Pinacoteca, que analisam criticamente o acervo, a arquitetura e os programas públicos da instituição, evidenciando o papel da Pinacoteca como espaço de reflexão, formação e debate.
Com projeto gráfico assinado por Felipe Chodin e edição de Marina Dias Teixeira e Yasmin Abdalla, a publicação de 400 páginas percorre, em organização alfabética, as múltiplas dimensões do museu — da Pina Luz à Pina Contemporânea. Para Jochen Volz, Diretor-geral da instituição, “a Pinacoteca entende a arte como uma ferramenta de transformação social e educação. Não separada da vida cotidiana, ela nos ajuda a compreender o mundo, ampliar percepções e exercitar o olhar atento para o outro”.
Disponível ao público, o livro consolida-se como obra de referência sobre uma instituição em permanente movimento, capaz de tensionar passado e presente e de se reinventar a partir das urgências do seu tempo.
Djamila Ribeiro, no posfácio em que reflete sobre os próximos 120 anos, complementa: “Pluralidade é o coração que move a Pinacoteca como um princípio estruturante, que redefine curadorias, públicos, programas educativos, acervo e modos de presença no território onde está localizada”, visão que reforça o papel educativo e inclusivo da instituição.
Fernando Ticoulat, diretor executivo da Act Arte, destaca: “É um projeto que sintetiza rigor editorial e pesquisa de fôlego desenvolvidos pela Act Arte, à altura de uma instituição que segue ampliando seu papel público e sua relevância no país”.
A publicação é uma realização da Pinacoteca de São Paulo, com apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço – Livro
Título: Pinacoteca de São Paulo 120 Anos
Produção / Editora: Act Arte
Instituição: Pinacoteca de São Paulo
Ano de lançamento: 2025
Formato: livro impresso
Número de páginas: 400 páginas
Idioma(s): português e inglês
Dimensões: 31,8 x 23,8 x 3,6cm
Número de obras reproduzidas: cerca de 250 obras
ISBN: 978-65-986161-6-8
Compre em: https://actarte.com/products/pinacoteca-120-anos