Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em Santana de Parnaíba, centro histórico

Você sabia que Santana de Parnaíba é um museu a céu aberto e no centro histórico tem 209 imóveis tombados? É o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do estado de São Paulo, que remetem a quatro séculos de história. As casas térreas e sobrados foram construídos no alinhamento da rua, são geminados e com beirais pronunciados como medida de proteção da taipa.

Isso é uma parte do que se pode aprender ao passear pelas ruas de Santana do Parnaíba, que tem bastante história para contar e está tão pertinho da capital paulista.

A cidade é detentora do maior núcleo urbano em taipa tomado em 1982 pelo CONDEPHAAT. Foi fundada em 1580 e tornou-se rival de São Paulo durante o período colonial. O nome Parnaíba vem de rio ruim, difícil de navegar. E Santa Ana é a padroeira da cidade, pelo fato de sua fundadora, Suzana Dias, ser devota da santa.

Durante nossa visita pela cidade, tiemos a oportunidade de visitar o “Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, sobrado construído no final do século XVIII e tombado pelo IPHAN em 1958. Ele é um exemplo típico das construções paulistas, com paredes estruturais em taipa de pilão e coberta com telhas capa canal, portas altas com bandeiras e balcões com vestígios de muxarabi.

Seu horário de funcionamento é de terça à sexta ads 8h às 17h e sábados e domingos, das 11h às 17h.

E, se tiver um tempinho para passar o dia por lá, vale fazer a visita monitorada. Os guias são ótimos e a cidade realmente tem muita história para contar.

Visitamos a cidade à convite da rede Atlanta de hotéis, Radisson e Quality Suíte Hotel, em Alphaville.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: