“Eu Já Estive Em” Ready Player One, o livro
Amo ser Nerd! Uso parte dessa qualidade no meu trabalho, mas muito mais nos momentos de lazer 🙂 Meu presente de amigo-secreto em 2018 foi o livro “Jogador No 1”, escrito por Ernest Cline e publicado pela Editora Leya.
Não é um lançamento, mas é parte de um filme que gostei muito, de mesmo nome em português, e, depois da indicação da Carol Garcia (parte do meu time na Sing, leitora convicta e Nerd também), falei: ok, bora ler!
São 460 páginas de muitos detalhes do mundo nerd. Isso porque, como a história do livro se passa dentro de um universo de realidade virtutal, onde seu criador era fissurado por games da década de 80, referências e lembranças não faltam.
O livro e o filme são duas coisas bem diferentes, por isso concordo com os créditos do filme que diz tratar-se de uma adaptação. Tirando os personagens, o início da história e como ela termina, o decorrer da trama é bem diferente em cada uma das opções escolhidas. Claro que o livro é bem cheio de detalhes, mas acredito que para fazer o filme, Steven Spielberg precisou dar mais dinâmica e por isso é possível ver mais personagens e situações diferentes das impressa na obra.
Tem vários pontos legais como lembrar do Adventure no Atari, pensar como seria o mundo vivendo realmente dentro da realidade virtual, o fato de trocarmos de gênero quando criamos um personagem no game… e no caso do livro, várias refências a filmes épicos como O Feitiço de Aquila e Monty Phyton: Em Busa do Cálice Sagrado, e trilhas ótimas como Rush 2112.
Sendo assim, que gosta do mundo nerd, games, trilha sonora “vintage”, muitas referências dos anos 80 e 90, tem duas boas opções na mão: o livro e o filme.
Recomendo os dois 🙂
Janaína Leme
@eujaestiveem