Pular para o conteúdo

“Eu Já Estive Em” Ready Player One, o livro

Amo ser Nerd! Uso parte dessa qualidade no meu trabalho, mas muito mais nos momentos de lazer 🙂 Meu presente de amigo-secreto em 2018 foi o livro “Jogador No 1”, escrito por Ernest Cline e publicado pela Editora Leya.

Não é um lançamento, mas é parte de um filme que gostei muito, de mesmo nome em português, e, depois da indicação da Carol Garcia (parte do meu time na Sing, leitora convicta e Nerd também), falei: ok, bora ler!

São 460 páginas de muitos detalhes do mundo nerd. Isso porque, como a história do livro se passa dentro de um universo de realidade virtutal, onde seu criador era fissurado por games da década de 80, referências e lembranças não faltam.

O livro e o filme são duas coisas bem diferentes, por isso concordo com os créditos do filme que diz tratar-se de uma adaptação. Tirando os personagens, o início da história e como ela termina, o decorrer da trama é bem diferente em cada uma das opções escolhidas. Claro que o livro é bem cheio de detalhes, mas acredito que para fazer o filme, Steven Spielberg precisou dar mais dinâmica e por isso é possível ver mais personagens e situações diferentes das impressa na obra.

Tem vários pontos legais como lembrar do Adventure no Atari, pensar como seria o mundo vivendo realmente dentro da realidade virtual, o fato de trocarmos de gênero quando criamos um personagem no game… e no caso do livro, várias refências a filmes épicos como O Feitiço de Aquila e Monty Phyton: Em Busa do Cálice Sagrado, e trilhas ótimas como Rush 2112.

Sendo assim, que gosta do mundo nerd, games, trilha sonora “vintage”, muitas referências dos anos 80 e 90, tem duas boas opções na mão: o livro e o filme.

Recomendo os dois 🙂

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: