Trabalho focado pode ser um diferencial na sua carreira
No começo de 2019 a meta proposta era de ler um livro por mês. Sábado, dia 30 de março e nada de ler o livro do mês. Sendo assim, fiz jus ao título do livro – Trabalho Focado, de Cal Newport – e foquei o fim de semana para a leitura. Deu certo, aprendi mais sobre a importância de trabalhar focada e ainda cumpri minha meta (esse já é o quarto livro do ano, já que em janeiro consegui ler dois :)).
Cal Newport destaca que as redes sociais e os e-mails são grandes vilões na perca do foco . Sim, tudo isso faz parte do seu dia a dia, mas quanto são essenciais para o seu trabalho? Temos que ter os e-mails em dia, isso faz parte do nosso trabalho, mas com certeza, nem todos precisam ser respondidos imediatamente quando chegam em nosso caixa de mensagem.
Sendo assim, um exercício que Newport propõe é dividir o dia a dia de trabalho em blocos. Para cada uma hora de trabalho, 15 minutos de acesso a internet, onde responderá e-mails e, se necessário, checará as redes sociais. Mas, sobre as redes sociais o autor vai um pouco mais além. Propõe ficarmos fora delas por um tempo e avaliarmos o quanto realmente faz diferença nas nossas vidas manter todas elas. Muitas pessoas argumentam que o Facebook ajuda a manter relações entre amigos. Então saia do Facebook sem avisar (de forma que você possa voltar depois) e após 30 dias analise quantos amigos você perdeu por estar fora da rede. Com certeza, não será o Facebook que fará você ter mais ou menos amigos.
Hoje em dia a capacidade de realizar trabalhos profundos, trabalhos focados, está se tornando cada vez mais rara, ao mesmo tempo que se torna cada vez mais valiosa em nossa economia. Consequentemente, os poucos que cultivam essa habilidade, e a transformam no centro de sua vida profissional, prosperam.
Cal Newport ressalta também a importância do ócio, da preguiça, de descansar a mente para manter o foco no trabalho. E descansar, não é checar e-mails toda vez que tem uma folga durante o fim de semana. Descansar é por um limite no horário de trabalho e cumprir com todo o rigor. Se você trabalha até as 19h, depois disso pare de falar de trabalho, pare de checar e-mails, descanse a mente. Isso vai ajudar a estar descansado no dia seguinte e também a manter o foco por mais tempo, o que fará com que seu trabalho renda mais e consequentemente, não necessitará trabalhar além do horário.
O autor destaca que para tudo você precisa criar formulas de fazer isso dar certo. Trabalho focado é treino, os músculos do cérebro precisam serem trabalhados e treinados para manter o foco e isso pode começar no seu dia a dia de forma básica, basta ter força de vontade. Se está lendo um livro, esqueça a internet, esqueça o celular, esqueça as redes sociais. Se saiu com os amigos para tomar uma cerveja, a mesma coisa, foque no que necessita da sua atenção naquele momento. Isso fará tudo render mais, seja na sua vida pessoal, seja na sua vida profissional.
Já tento trabalhar de forma focada, justamente por ter dificuldade de fazer algo bem feito fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Na tentativa de colocar em prática o que aprendi no livro, (algo já deu certo porque li 270 páginas num fim de semana), vou me propor ao exercícios de dividir as atividades em blocos e checar internet e e-mails ao fim de cada hora. Vamos ver como vou me sair nessa!
E você, a fim de melhorar e focar mais no seu trabalho? Fica a dica de leitura – Trabalho Focado, de Cal Newport.
Janaína Leme