Pular para o conteúdo

Expedições do oceanógrafo Jean-Michel Cousteau ganham exposição inédita no Centro Cultural FIESP

Antecipando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Cultural Fiesp inaugura a exposição Da Indonésia à Amazônia – Expedições de Jean-Michel Cousteau no dia 4 de junho, às 11h30, em sua Galeria de Fotos. A exposição fica em cartaz até 4 de agosto, com entrada gratuita.

Inédita no Brasil, a curadoria traz cerca de 60 fotografias da vida marinha de países como Indonésia, Fiji,Papua-Nova Guiné, Nova Zelândia, Bahamas, Brasil, entre outros. As imagens são fruto das expedições realizadas pela equipe da Ocean Futures Society, ONG chefiada pelo ambientalista, ativista e produtor cinematográ?co Jean-Michel Cousteau (81 anos), filho do famoso explorador Jacques-Yves Cousteau, conhecido por seu significativo trabalho de estudo dos oceanos durante mais de 60 anos.

Para Jean-Michel, todo material coletado nas expedições tem a finalidade de documentar a situação em que se encontram os oceanos e sensibilizar as pessoas sobre a importância de protegê-los, assim como todo tipo de vida que abrigam. “Os recursos naturais são vitais para as futuras gerações e a contribuição dos oceanos é fundamental para a manutenção do equilíbrio no planeta”. Toda a experiência vivida durante suas viagens também será retratada na mostra através de um vídeo feito pelo próprio explorador.

Em Da Indonésia à Amazônia – Expedições de Jean-Michel Cousteau, o público poderá ver os registros únicos, selecionados especialmente para a exposição, de diferentes tipos de baleias, golfinhos, manatis, polvos, tubarões, tartarugas, lontras, moluscos e peixes, assim como toda a variedade de flora e fauna marinhas e making off das expedições, divididos em seis grandes capítulos: Gigantes do Oceano, Florestas do Mar, Sem Ossos, Hábitos Marinhos, Camuflagem & Sexto Sentido e Amazônia.

O objetivo é chamar a atenção para a importância da manutenção do ciclo da água na redução dos efeitos das mudanças climáticas e de toda a problemática da poluição nos oceanos. “É importante termos consciência de que os impactos ambientais causados em áreas urbanas distantes da costa também impactam o oceano”, ressalta Leda Bozaciyan, presidente da Ocean Futures Society Brasil e responsável pela curadoria ao lado de Jean-Michel e João Kulcsár.

Serviço:
Da Indonésia à Amazônia – Expedições de Jean-Michel Cousteau
Abertura: 4 de junho (terça-feira), às 11h30
Período: de 4 de junho a 4 de agosto de 2019
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 20h
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: