Pular para o conteúdo

Orquestra Ouro Preto lança CD e DVD celebrando a obra de Fernando Brant e Milton Nascimento em concerto gratuito na Sala São Paulo

Música e poesia em um espetáculo que brinda a arte e a cultura de Minas Gerais. Assim pode ser definido o novo projeto da Orquestra Ouro Preto, “Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento”. Gravado em setembro do ano passado, em Belo Horizonte, o CD e o DVD serão lançados no dia 11 agosto, domingo, às 11h, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos – São Paulo/SP), em um concerto gratuito que integra a Série Concertos Matinais.

Com regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo e produção executiva e direção de cena de Paulo Rogério Lage, o espetáculo une a musicalidade da Orquestra Ouro Preto à arte de dois dos maiores nomes da cultura mineira: Fernando Brant e Milton Nascimento. “Quem Perguntou Por Mim” revive grandes clássicos da produção poética de Brant, obras imortalizadas pelas vozes de Milton Nascimento, Elis Regina e seus parceiros do Clube da Esquina, promovendo um mergulho na alma de Minas Gerais. O nome do espetáculo é uma alusão à canção homônima escrita por Brant, que em uma madrugada, por telefone, consolava um amigo em Paris das tristezas de uma separação.

Os arranjos do CD e DVD foram especialmente compostos para orquestra de cordas e banda por Mateus Freire. Já Marco Aurélio Ribeiro, da Navalha Produções, foi o diretor do registro audiovisual. Canções como Travessia, Milagre dos Peixes, Encontros e Despedidas, Canção da América e Maria Maria, entre outras, integram o repertório do espetáculo. “Depois de Valencianas e The Beatles, pensávamos em realizar um novo projeto que homenageasse Minas Gerais, que captasse o sentimento da mineiridade na figura de dois grandes artistas. Fernando Brant é esse grande artista que poetizou Minas de forma transcendental como um compositor de sinfonias. E Milton Nascimento é um patrimônio da nossa cultura e leva o nome do Estado para o mundo. É a força da poesia musicada de Brant e Milton que registramos no DVD e vamos apresentar na Sala São Paulo”, reflete Rodrigo Toffolo.

Uma novidade deste trabalho é a presença da cantora Leopoldina como a “voz” da Orquestra Ouro Preto. Natural de Campos Gerais, ela conta que sua ligação com esse repertório vem desde sua infância, e que chegou a viajar de trem para Três Pontas para assistir as apresentações de Milton. “Aos 18 anos, desembarquei em Belo Horizonte e me deparei com Brant. Abracei ele e foi emocionante. Minha vida é permeada pela poesia de Brant. São músicas lindas e marcantes”.

Serviço

Quem perguntou por mim: Fernando Brant e Milton Nascimento

Data: 11 de agosto, domingo

Horário: 11h

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos – São Paulo/SP)

Atrações: Orquestra Ouro Preto e Leopoldina

Ingressos: Entrada franca

Informações: www.orquestraouropreto.com.br e www.salasaopaulo.art.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: