Pular para o conteúdo

Adriana Macul e Mariana Vaz apresentam a “Casa da Moeda” no Sesc Avenida Paulista

Entre os dias 20 e 25 de agosto, Adriana Macul e Mariana Vaz apresentam a instalação e performance “Casa da Moeda”, encerrando o terceiro movimento de um eixo de pesquisa iniciada em 2017, cuja proposta é trazer os temas sobre o valor da arte, do trabalho e de artistas como trabalhadores. De terça a sábado, no Hall de Entrada do Sesc Avenida Paulista, as performers constroem uma obra totalmente feita com o cachê recebido. No dia 29, há o “Leilão” das obras com preço inicial equivalente ao custo do material empregado na sua confecção.

Em 2017, na Bienal Sesc de Dança, em Campinas (SP), a performance “CACHÊ” ocorreu, como primeiro movimento, em uma jornada de trabalho de 8 horas, no Terminal Rodoviário e na Estação Cultura. Em 2018, durante a residência artística na Vitrine da La Factorine, em Nancy (França), com a performance/instalação “PROMOTION”, pela especificidade da situação – artistas brasileiras trabalhando numa vitrine na França –, aspectos específicos (descoloniais) das relações de trabalho entre o norte e sul globais faziam parte dos questionamentos desta continuidade do projeto, em seu segundo movimento.

Em encerramento, a “Casa da Moeda”, construída com as portas-abertas, traz a precificação da obra construída equivalente à totalidade do cachê recebido para a realização do projeto. O público pode não só acompanhar o trabalho, mas também interagir com as artistas. No “Leilão”, que encerra toda a performance, cabe a quem comprar o produto a escolha de remunerar (ou não) a mão-de-obra envolvida.

Adriana Macul é artista da dança, pesquisadora e educadora. Suas criações transitam nas fronteiras entre dança, performance, instalação e intervenção urbana. Dentre seus projetos autorais, destacam-se “CorpoDiva”, “Corpopop” e “Pender-se”. Trabalhou no “Programa Vocacional” de 2008 à 2013. Já foi contemplada pelos “Programa de Fomento à Dança”, “PROAC”, “Funarte Klauss Viana”, “Caixa Cultural”, “Circuito Paulista” e “Dança no MIS”. É formada em Teatro pela escola Philippe Gaulier (Paris) e Educação Somática do Movimento pela School of Body Mind Centering. Co-fundadora do núcleo TRÍADE.

Mariana Vaz trabalha indisciplinarmente entre as artes do espetáculo e visuais. Seus trabalhos utilizam-se do movimento, texto, vídeo, fotos, dispositivos coreográficos, narrativos, documentais ou ficcionais. Reside entre São Paulo e Paris. Co-fundadora do núcleo TRÍADE (BR), do pOleirO dO bando (BR) e do Collectif Tropical (FR) . Graduada em Economia e Mestre em Psicologia Social.

Serviço

CASA DA MOEDA

*instalação e performance

Quando: De 20 a 25 de agosto de 2019. Terça a sábado, 13h às 22h. Domingo, 10h às 19h.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Hall de Entrada.

Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

LEILÃO

*performance de encerramento

Quando: Dia 29 de agosto de 2019. Quinta, 20h30.

Classificação: Livre.

Local: Térreo – Praça.

Ingressos: Gratuito. Sem retirada de ingressos.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: