Pular para o conteúdo

Meninos de Deus: histórias bem sucedidas de meninos que reencontraram a vida entre lágrimas e esperança

Para marcar o aniversário de 10 anos do projeto ‘Meninos de Deus’, da Visão Mundial – que integra a parceria World Vision Internacional e está presente em cerca de 100 países –, a ONG lança o livro de histórias reais “Meninos de Deus: Histórias Bem Sucedidas de Meninos que Reencontraram a Vida entre Lágrimas e Esperança“, pela editora Carlinhos Peregrino. O lançamento acontecerá no dia 5 de setembro (quinta-feira), no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a partir das 17h. Junto ao lançamento, terá uma exposição de fotos que mostram um pouco da vida e dia a dia no projeto.

O livro estará disponível para compra no dia do lançamento, em eventos futuros da ONG e também, a partir de quinta-feira, pelo site da Visão Mundial visaomundial.org/meninosdedeus. Em duas versões, português e inglês, quem estiver interessado poderá doar R$25 (trinta e cinco reais) e ganhará o livro. Todo o valor arrecadado será direcionado ao projeto.

O projeto, criado em 2008 e que tira jovens do crime e da violência em Fortaleza já atendeu cerca de duas mil crianças e adolescentes em bairros de situação de vulnerabilidade social. O livro conta algumas dessas histórias, dos jovens que passaram ou que ainda estão no projeto e que participaram ativamente no mundo do crime, e hoje, são pessoas com a dignidade redimida, desfrutando de uma nova experiência na reconstrução da vida.

Estarão presentes o Deputado Renato Roseno; a Vereadora Larissa Gaspar; o Diretor de Operações da Visão Mundial, Thiago Machado; coordenador técnico do Comitê Cearense de Prevenção aos Homicídios na Adolescência e do Programa de Atenção Integral às vítimas de violência (Rede Acolhe) da Defensoria Pública do Ceará, Thiago de Holanda; a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Ana Letícia Lins; da Rede de Mães do Ceará, Valônia Cruz; Representante dos Meninos de Deus e o líder do projeto, Paulo Uchôa.

A texto narra, em sua introdução que “está chegando às suas mãos, um livro elaborado a partir de várias histórias marcadas por muitas dores e alívios, lágrimas e sorrisos, desencantos e esperanças, sinais de ódio e muito amor. O livro sobre os Meninos de Deus é um conjunto de depoimentos de uma juventude abandonada pela família, repudiada pelos vizinhos, inadequada às escolas – meninos e meninas de ninguém. Estes meninos e meninas, se intitularam “Meninos de Deus”, usando uma lógica muito simples: ‘ninguém nos acolhe, ninguém nos apoia, somente Deus nos recebe, então somos – MENINOS DE DEUS'”.

A história foi escrita por Carlos Queiroz a partir de uma pesquisa e escuta, realizada pela jornalista e fotógrafa documental Cattleya Lopes com os meninos precursores do projeto. Fotos dela e do também fotografo Léo Silva, morador da comunidade de Santa Filomena, onde o projeto nasceu, e que conhece de perto a vida desses jovens.

Resultado de várias entrevistas, o livro é dividido em “Histórias de Amor”, com uma das histórias sendo a de Paulo Uchôa, idealizador do projeto. Será possível entender porque ele pode ser considerado o protagonista de tudo o que aconteceu de bom na vida dos demais personagens deste livro; e “Histórias de Superação e Esperança”, que traz a história de 11 jovens que participaram ativamente no mundo do crime, e hoje, são pessoas com a dignidade redimida, desfrutando de uma nova experiência na reconstrução da vida. Eles apenas ilustram a transformação que aconteceu com a história de vários outros jovens.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Meninos de Deus: histórias bem sucedidas de meninos que reencontraram a vida entre lágrimas e esperança”
Fortaleza/CE
Quando: 5 de setembro
Lugar: Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Endereço: Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: