Pular para o conteúdo

CIA LUMIATO TRAZ ESPETÁCULO DE TEATRO DE SOMBRAS PARA A CAPITAL PAULISTA EM DUAS ÚNICAS APRESENTAÇÕES

No próximo dia 9 (sábado), o Oficina Oswald de Andrade será palco do espetáculo Iara – O Encanto das Águas, teatro de sombras apresentado pela Cia Lumiato, de Brasília (DF).

A história é inspirada na lenda de Iara do folclore brasileiro. Um índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios que a misteriosa figura tem.

O jogo de luz e sombras, cores e movimentos é usado pelos atores-sombristas Thiago Bresani (Brasil) e Soledad Garcia (Argentina) para dar dinâmica à narrativa da história.

Para dirigir a montagem, a dupla convidou Alexandre Fávero, criador da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre. Referência na pesquisa do teatro de sombras, Fávero também assina a dramaturgia e cenografia. Com a intenção de sensibilizar o público infantojuvenil sobre a tradição oral dos povos originários do Brasil, os sombristas Thiago e Soledad contam a história de Iara por meio de um jogo dinâmico de luzes e sombras pontuado por uma trilha sonora original criada por Mateus Ferrari.

O espetáculo teve sua estreia no ano de 2014 e desde então os prêmios arrecadados impressionam. A companhia foi premiada em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros; recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina, Prêmio ATINA/2014 e o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro de Animação no 43 FENATA em Ponta Grossa/PR.

Com um currículo expressivo de apresentações em mais de vinte festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras.

Como parte da programação, a Cia Lumiato fará uma oficina gratuita de teatro de sombras para jovens e adultos (artistas, bonequeiros, educadores) e com interprete de Libras. Thiago Bresani e Soledad Garcia vão ministrar o curso nos dias 7 e 8 de outubro, das 9h às 13h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
São apenas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo Link: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9455664174358cac2500dec3f80dc833

SERVIÇO

Espetáculo: “Iara – O encanto das águas”

Dia – 9 de novembro

Sábado – sessões às 11 e 16h

Retirar ingressos com uma hora de antecedência!

Após o espetáculo: 20 minutos de debate

Classificação: Livre. Indicado para crianças a partir de 4 anos.

Duração: 40 min.

 

Oficina : “A Sombra – Princípios básico para seu uso na cena teatral ”

Dia – 7 e 8 de novembro

Quinta e Sexta – de 9h às 13h

Duração: 8h

Classificação: 18 anos

20 vagas

Inscrições pelo link

https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9455664174358cac2500dec3f80dc833

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo

Todas as atividades são Gratuitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: