Pular para o conteúdo

Exposição chama atenção para necessidade de apoio aos cuidadores não profissionais

A partir do dia 9 de dezembro, as estações Paulista e Luz da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo exibem a Exposição ‘O Tempo Importa’. As fotos, assinada pela fotógrafa Ravena Rosa, trazem registros do dia a dia de pacientes e seus cuidadores com o objetivo de incentivar pessoas que convivem com cuidadores não profissionais a doarem seu tempo para ajudá-los. A iniciativa faz parte do programa Embracing Carers TM , apoiado pela Merck, empresa líder em ciência e tecnologia.
“Nossa intenção com essa exposição é impactar as pessoas com imagens tocantes que materializam esse trabalho tão importante, comum e, na maior parte das vezes, não reconhecido”, afirma Luiz Magno, Diretor Médico da Merck. “No nosso entendimento, a melhor forma de ajudar um cuidador não profissional é doando tempo para que ele se sinta amparado, e para que consiga cuidar um pouco de si mesmo. Por isso, ‘O Tempo Importa’”, finaliza.

Para a fotógrafa, que teve um envolvimento pessoal como cuidadora não profissional, a experiência de registrar esses momentos de amor e gratidão entre cuidadores e pacientes, foi enriquecedor. “Participar desse projeto é uma alegria imensa! Ajudei a cuidar da minha bisavó, que sofria com o mal de Alzheimer. Vi e vivencie a rotina de um cuidador e sei que não é fácil. A pessoa acaba se tornando invisível”, afirma.

A exposição recebeu o apoio e indicação de pacientes das ONG’s ACBG Brasil – Associação de Câncer de Boca e Garganta ; Instituto Oncoguia ; IVOC – Instituto Vencer o Câncer e AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose .

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘O TEMPO IMPORTA’

Local: Estação Paulista – Linha 4-Amarela

Data: 09 de dezembro a 07 de janeiro
Local: Estação Luz – Linha 4-Amarela

Data: 07 de janeiro a 31 de janeiro

Sobre o programa “O tempo importa”

Cinco minutos podem fazer a diferença na vida de um cuidador não profissional e aqui vão algumas sugestões sobre como ajudá-los:

  • A doação de cinco minutos pode ser mandar um e-mail ou mensagem para que essa pessoa saiba que está sendo lembrada e pode pedir ajuda, se precisar.
  • A doação de 15 minutos pode ser uma ligação para ter certeza se o cuidador está bem ou se precisa de ajuda em algum compromisso.
  • A doação de 30 minutos dá tempo ao cuidador para responder suas mensagens/e-mails ou ligações.
  • A doação de 60 minutos pode ser encontrar um cuidador para um café ou até mesmo preparar uma refeição para ele/ela.
  • A doação de 120 minutos pode ser você ficar no lugar do cuidador para que ele possa fazer as compras do mês no supermercado, caminhar ou ir à academia para exercitar-se tanto em termos físicos como mentais.
  • A doação de 12 horas permite que o cuidador tenha tempo para realizar algumas tarefas, como limpar a casa.
  • A doação de um dia dá tempo para o cuidador dormir tranquilamente ou mesmo dar uma pausa, um tempo para cuidados especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: