Pular para o conteúdo

Lançamento: Gabriel García Márquez como jornalista em “O escândalo do século”

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, Gabriel García Márquez revela seu lado jornalístico em O escândalo do século (Ed. Record). A obra é uma coletânea com cinquenta textos publicados entre 1950 e 1984 em jornais e revistas. Figura das mais importantes e influentes da literatura universal, Gabo é mestre do realismo mágico latino-americano, mas não queria ser lembrado por Cem anos de solidão nem pelo Prêmio Nobel. Os textos escolhidos por Cristóbal Pera são uma amostra do trabalho de Gabo na imprensa, fruto do ofício que ele sempre considerou base de sua obra. 

Em todos esses textos é possível detectar uma voz característica e uma narrativa única do autor. No prólogo do jornalista americano e repórter da revista The New Yorker, Jon Lee Anderson, o prazer de García Márquez no jornalismo é evidente e o maior propósito em reunir os textos em O Escândalo do Século. “Afora tudo isto, Gabo foi jornalista; o jornalismo foi de certa maneira o seu primeiro amor e, como todos os primeiros amores, o mais duradouro. Esta profissão proporcionou ‑lhe o primeiro sustento como escritor, coisa que ele recordou sempre; a sua admiração pelo jornalismo chegou ao ponto de proclamar em certa ocasião, com a sua generosidade característica, que era ‘o melhor ofício do mundo'”.

“Quando morreu, em 2014, aos 87 anos, uma multidão compareceu ao seu velório, realizado no lindo palácio Belas Artes da capital do país onde morava, o México. Quando Juan Manuel Santos, então presidente da Colômbia, sua terra natal, disse que Gabo fora o melhor colombiano de todos os tempos, ninguém duvidou.” Jon Lee Anderson

Gabriel García Márquez é uma das figuras mais importantes e influentes da literatura universal. Ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1982, deixou bem claro em seus últimos anos de vida que o jornalismo sempre foi sua maior paixão e também a mais duradoura. Além de romancista, foi contista, ensaísta, crítico cinematográfico e roteirista. Intelectual comprometido com os grandes problemas sociais – em especial aqueles que afetavam sua amada Colômbia e a América Hispânica, Gabo é a figura máxima do chamado realismo mágico. 

O escândalo do século é uma amostra da tensão narrativa – entre jornalismo e literatura – que permeou toda a trajetória de Gabriel García Márquez como repórter. Passando por quatro décadas de textos o livro mostra como “o melhor ofício do mundo” está no coração do Prêmio Nobel colombiano.

Os textos selecionados por Cristóbal Pera vão desde as reportagens escritas em Roma sobre a morte de uma jovem italiana, acontecimento que possibilitou ao autor pintar um afresco incomparável das elites políticas e artísticas da Itália, até crônicas sobre o tráfico de mulheres de Paris para a América Latina, além dos apontamentos sobre Fidel Castro ou João Paulo II. Em O escândalo do século também é possível encontrar fragmentos precoces, nos quais aparecem pela primeira vez Aracataca e a família Buendía, ao lado de artigos que contemplam a política, a sociedade e a cultura sob a luz sólida, profunda e experiente desse grande contador de histórias.

O ESCÂNDALO DO SÉCULO (El escándalo del siglo)Gabriel García Márquez  Tradução de Joel Silveira, Léo Schlafman e Remy Gorga, filho  350 págs. I R$ 59,90 Editora Record | Grupo Editorial Record

SOBRE O AUTOR

Gabriel García Márquez nasceu em 1928 na aldeia de Aracataca, nas imediações de Barranquilla, na Colômbia. Autor de alguns dos maiores romances do século XX e mestre do realismo mágico latino-americano, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre suas principais obras estão Cem anos de solidãoO amor nos tempos do cóleraCrônica de uma morte anunciadaDoze contos peregrinosNinguém escreve ao coronel Memória de minhas putas tristes. Gabo faleceu em 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: