Pular para o conteúdo

Volta da Radionovela traz suspense de Vinicius de Moraes

Em tempos onde o distanciamento das pessoas virou regra, atuantes das artes tiveram de buscar alternativas para continuar a produzir e apresentar seus trabalhos. E mesmo os estudantes de teatro que tiveram as aulas presenciais interrompidas precisaram de um plano “B” para concluir um curso tão prático como esse. Alunos da disciplina de “Montagem” da escola Recriarte que estão prestes a se formar tiveram de adaptar seus trabalhos de conclusão de curso para um formato de enorme sucesso na década de 1950: as radionovelas.

Escolhido para ser rememorada nessa iniciativa, a peça “Procura-se uma Rosa”, de Vinicius de Moraes, foi criada em cima de um fato real retratado pelos jornais da época onde uma personagem desaparece da vista de seu amado em uma estação de trem movimentada. O espetáculo consiste em um único ato e relata a busca de Lino dos Santos pela sua amada Rosa.

Impedidos de ensaiar desde março devido às restrições de funcionamento impostas pelos órgãos do Governo, as aulas tiveram de migrar para o ambiente digital e transformar a apresentação da peça em uma transmissão radiofônica foi uma solução criativa e que também pôde manter todos em atividade.

Para Aline Ferraz, professora do módulo e que assina a direção da peça, o compromisso dos alunos para fazerem uma adaptação digna do texto de Vinícius fez enorme diferença no produto final. “Durante os encontros virtuais para a retomada dos estudos tive o privilégio de presenciar artistas-pesquisadores engajados. A medida que o trabalho de mesa (leitura, discussão do texto, construção da gênese, entre outros) crescia, a noção de que voz é presença se efetivava”, explica Aline.

Com estreia marcada para hoje, 13 de julho, a radionovela foi dividida em três capítulos e poderá ser acessada de forma gratuita para os amantes da arte e, em especial, do teatro. A iniciativa tem caráter acadêmico e não possui fins lucrativos.

No ano em que se comemora o aniversário de 40 anos da partida do poeta, a singela homenagem é o mínimo que esses estudantes poderiam oferecer a quem fez tanto pela nossa arte.

Radionovela “Procura-se Uma Rosa” – Uma obra original de Vinicius de Moraes.

1º Capítulo: 13 de julho, segunda-feira

2º Capítulo: 15 de julho, quarta-feira

3º Capítulo: 17 de julho, sexta-feira

Ouça através do link: www.soundcloud.com/lmendesproducoes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: