Curta!On-Clube de Documentários chega a Minas Gerais através do NOW

Os mineiros apaixonados por documentários já podem comemorar. O Curta!On – Clube de Documentários – acaba de chegar em Minas Gerais através do NOW, plataforma de streaming da Claro NET. O serviço está disponível para assinantes de Belo Horizonte e de outras 22 cidades: Araguari, Betim, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajuba, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sabará, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
Entre as mais de 450 produções presentes no catálogo do Curta!On – Clube de Documentários, estão obras que homenageiam mineiros célebres, como os cantores Milton Nascimento e Clara Nunes, a coreógrafa Angel Vianna e os políticos Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Confira algumas dicas de filmes e séries brasileiros e estrangeiros para assistir quando quiser:
DOCUMENTÁRIOS:
A Sede do Peixe: Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe”. Participaram da produção Caetano Veloso, Alcione, os músicos da banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, a obra é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da MPB.
Os Anos JK – Uma Trajetória Política: O filme de Silvio Tendler conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, nascido em Diamantina, Minas Gerais. O filme relembra sua estreia como político, passa por sua atuação na presidência – sobretudo pela construção de Brasília – e vai até a perda de direitos políticos sofrida por Juscelino durante a ditadura militar.
Movimentos do Invisível: Angel Vianna, coreógrafa mineira, pioneira da dança contemporânea brasileira, teórica, educadora e militante da consciência corporal, revisita sua pesquisa e história, aos 90 anos de idade. O filme acompanha a rotina de Angel no presente e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com pessoas de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo – “instrumento de viver” – e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida.
Clara Estrela: Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela”, dirigido por Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.
Tancredo Neves – A Travessia: O diretor Silvio Tendler traça a trajetória de Tancredo Neves, falecido em 1985, ao longo de fatos importantes da história política brasileira, como a relação com Getúlio Vargas; o trabalho para permitir a posse de João Goulart logo após a renúncia de Jânio Quadros; o contato com Camilo Castello Branco, o primeiro presidente militar, além de sua participação na campanha das Diretas Já.
Arquitetos: A série destaca arquitetos renomados cujos projetos atraem a atenção do mundo. Com conhecimentos sólidos, eles projetam, constroem, reformam edificações dos mais diversos portes; trabalham nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuam em arquitetura de interiores, exercem tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realizam vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda se dedicam ao ensino e à pesquisa. Entre os 13 episódios da série, destaca-se o que aborda o trabalho do escritório “Arquitetos Associados”, de Belo Horizonte, cuja produção inclui trabalhos no Instituto Inhotim.