Pular para o conteúdo

Curta!On-Clube de Documentários chega a Minas Gerais através do NOW

Os mineiros apaixonados por documentários já podem comemorar. O Curta!On – Clube de Documentários – acaba de chegar em Minas Gerais através do NOW, plataforma de streaming da Claro NET. O serviço está disponível para assinantes de Belo Horizonte e de outras 22 cidades: Araguari, Betim, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajuba, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Lima, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sabará, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Entre as mais de 450 produções presentes no catálogo do Curta!On – Clube de Documentários, estão obras que homenageiam mineiros célebres, como os cantores Milton Nascimento e Clara Nunes, a coreógrafa Angel Vianna e os políticos Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Confira algumas dicas de filmes e séries brasileiros e estrangeiros para assistir quando quiser:

DOCUMENTÁRIOS:

A Sede do Peixe: Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe”. Participaram da produção Caetano Veloso, Alcione, os músicos da banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, a obra é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da MPB.

Os Anos JK – Uma Trajetória Política: O filme de Silvio Tendler conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, nascido em Diamantina, Minas Gerais. O filme relembra sua estreia como político, passa por sua atuação na presidência – sobretudo pela construção de Brasília – e vai até a perda de direitos políticos sofrida por Juscelino durante a ditadura militar.

Movimentos do Invisível: Angel Vianna, coreógrafa mineira, pioneira da dança contemporânea brasileira, teórica, educadora e militante da consciência corporal, revisita sua pesquisa e história, aos 90 anos de idade. O filme acompanha a rotina de Angel no presente e se desenvolve a partir do registro de oficinas realizadas com pessoas de diversas idades, gêneros e profissões. Revela sua insaciável curiosidade pelo corpo – “instrumento de viver” – e sua urgência em transmitir o conhecimento neste significativo momento de sua carreira e vida.

Clara Estrela: Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela”, dirigido por Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, resgata a carreira da artista, com a narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.

Tancredo Neves – A Travessia: O diretor Silvio Tendler traça a trajetória de Tancredo Neves, falecido em 1985, ao longo de fatos importantes da história política brasileira, como a relação com Getúlio Vargas; o trabalho para permitir a posse de João Goulart logo após a renúncia de Jânio Quadros; o contato com Camilo Castello Branco, o primeiro presidente militar, além de sua participação na campanha das Diretas Já.

Arquitetos: A série destaca arquitetos renomados cujos projetos atraem a atenção do mundo. Com conhecimentos sólidos, eles projetam, constroem, reformam edificações dos mais diversos portes; trabalham nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuam em arquitetura de interiores, exercem tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realizam vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda se dedicam ao ensino e à pesquisa. Entre os 13 episódios da série, destaca-se o que aborda o trabalho do escritório “Arquitetos Associados”, de Belo Horizonte, cuja produção inclui trabalhos no Instituto Inhotim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: