Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “A Arte da Escrita”, de Ivo Korytowski

Hoje vamos de dica rápida para quem quer melhorar um pouco a escrita. A Arte da Escrita, de Ivo Korytowski, traz 30 dicas para você aprimorar a forma de escrever. Cada dica é apresentada em um capítulo e todos são ilustrados com exemplos, o que ajuda muito no entendimento.

Alguns pontos que destaquei como importante na leitura que preciso relembrar na escrita foram:

✔️Uso de travessão: eu particularmente tinha esquecido, estava focada só no uso de parênteses e passei a usar nos textos no dia a dia. Ele tem praticamente a mesma função do parênteses, mas quando usado em momentos diferentes, mostra que você tem o domínio de mais ferramentas que a Língua Portuguesa te oferece.

✔️Corretor Ortográfico: gente ele é muito essencial no dia a dia. Hoje eu acho que o corretor do celular é o que mais coloca a gente em situações constrangedoras. Por isso, eu sempre escrevo textos mais longos no computador. O Word já tem corretor ortográfico, consequentemente o Outlook também. Também existem alguns gratuitos que funcionam bem, aí vai de cada um escolher o seu, mas que ajuda muito a nossa vida, ajuda sim.

✔️Gerundismo é algo que é mencionado no livro e que eu, particularmente, tenho pavor. Como sou muito prática, fico inconformada da pessoa usar três verbos para indicar uma ação (vou estar ligando) quando com apenas um verbo (ligarei) ela pode falar a mesma coisa.

Essas são apenas três das 30 dicas que o autor apresenta, umas mais básicas do dia a dia, outras mais complexas voltadas ao texto literário, mas acredito que todo mundo que escreve, seja um post numa rede social, usa e-mail para se comunicar no dia a dia, até para simples conversas no WhatsApp, saber escrever razoavelmente bem é extremamente importante. Ou melhor, é fundamental para que a comunicação aconteça, já que se comunicar não é o que você fala ou escreve e sim o que o outro escuta ou lê. 

Como também parto do principio que nem todo mundo leva a Língua Portuguesa a sério na escola (assim como eu não levei a matemática muito a sério) livros como esse salvam a nossa vida de várias formas. A Arte da Escrita, de Ivo Korytowski, tem 87 páginas e está à venda no formato físico ou digital. Eu li no formato digital.

E obrigada a Sing Comunicação por promover a leitura coletiva deste título.

Janaína Leme
@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: