Filmes dirigidos pela palestina Larissa Sansour são destaque da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

Durante este fim de semana até dia 25 de maio, a filmografia da cineasta palestina Larissa Sansour é destaque na programação da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino. O “Foco Larissa Sansour – Terrorismo Narrativo para Bagunçar a Matemática da Mitomáquina” traz quatro produções da diretora: os curtas “Um Êxodo Espacial” e “Patrimônio Nacional” e os média-metragens “In Vitro” e “No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana”. O festival é totalmente online, gratuito e os filmes estão disponíveis no site www.cinemaarabefeminino.com.
Em “Um Êxodo Espacial”, Sansour postula a ideia do primeiro palestino no espaço em referência ao pouso na lua de Armstrong. Ela interpreta esse gesto simbólico como “um pequeno passo para um palestino, um gigante passo para a humanidade”. Já “In Vitro” é um filme de ficção científica filmado em preto e branco. É um cenário após um desastre ecológico. Um reator nuclear abandonado abaixo da cidade bíblica de Belém se tornou um enorme pomar. Usando sementes herdadas e coletadas alguns dias antes do apocalipse, um grupo de cientistas se prepara para replantar o solo.
“No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana” faz um corte transversal entre ficção científica, arqueologia e política. Combinando imagens extraídas da realidade com imagens artificiais criadas em computador, a produção traz a narrativa de um grupo resistente que cria depósitos clandestinos de porcelana – sugerindo pertencer à uma civilização fictícia. O objetivo é influenciar a História e embasar futuros argumentos de sua extinção.
E no curta “Patrimônio Nacional”, a ficção apresenta uma abordagem distópica e, ao mesmo tempo, humorística sobre o Oriente Médio. O filme explora uma solução vertical para o Estado Palestino: um arranha-céu colossal para abrigar a população da Palestina que agora, finalmente, tem uma vida de altos padrões.
Larissa Sansour participa da Mostra também em uma masterclass, que será realizada amanhã, dia 22 de maio (inscrições encerradas). Na aula, ela vai falar sobre o uso da ficção científica em um contexto artístico e a mudança de significados que isso resulta. A diretora apresentará trechos de filmes, assim como imagens de seu trabalho e vai discutir as ideias por trás do enquadramento do discurso político na ficção especulativa.
A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível no site www.cinemaarabefeminino.com
Sobre Larissa Sansour
Larissa Sansour trabalha principalmente com cinema e também produz instalações, fotografias e esculturas. O que é central em seu trabalho é a dialética entre mito e narrativa histórica. Nascida em Jerusalém Oriental, Palestina, seu trabalho recente utiliza a ficção científica para endereçar questões sociais e políticas, lidando com memória, traumas herdados, estruturas de poder e estados-nação.
FOCO LARISSA SANSOUR
A SPACE EXODUS | UM ÊXODO ESPACIAL, Larissa Sansour
Palestina, Dinamarca, 2008, 5’
Classificação indicativa: 10 anos
*Filme com legenda descritiva
AL MUKHTABAR | IN VITRO, Larissa Sansour, Soren Lind
Palestina, Dinamarca, Reino Unido, 2019, 28’
Classificação indicativa: 10 anos
*Filme com legenda descritiva
IN THE FUTURE THEY ATE FROM THE FINEST PORCELAIN | NO
FUTURO, ELES COMIAM DA MELHOR PORCELANA, Larissa Sansour, Soren
Lind
Palestina, Reino Unido, Dinamarca, Qatar, 2015, 29’
Classificação indicativa: 10 anos
*Filme com legenda descritiva
NATION ESTATE | PATRIMÔNIO NACIONAL, Larissa Sansour
Palestina, Dinamarca, 2012, 9’
Classificação indicativa: 10 anos
*Filme com legenda descritiva
Serviço
2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
19/05 a 27/06/2021
Online no site http://www.cinemaarabefeminino.com
Programação gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil