Eu Já Estive Em “Stepsister”, de Jennifer Donnelly
Ouvir esse audiolivro foi uma das maiores provas que toda a história tem dois lados.

Segundo a Sinopse, Isabelle deveria estar exultante, afinal está prestes a conquistar um lindo príncipe. Só que existe um porém: ela não é a bela garota que perdeu o sapatinho de cristal.
Ela é apenas uma meia-irmã, dita como feia, que cortou os dedos dos pés para fazer caber o sapatinho. Quando o príncipe se dá conta da tentativa de Isabelle se enganá-lo, a recusa é inevitável e humilhante.
Mas, nada além do que ela merece: Isabelle é uma garota de aparência normal em um mundo que valoriza a beleza. Até que ela se depara com a oportunidade de mudar o seu destino, e com isso provar o que as meias-irmãs feias sempre souberam: é preciso muito mais do que meros tormentos para despedaçar uma garota.
Mas porque digo que toda a história tem dois lados? Porque ninguém sabe o que fez com que Isabelle cortasse os dedos dos pés de verdade. Quem se encantou com Cinderela e sua possível vida feliz com o príncipe também não sabe o que restou para Isabelle, sua irmã e sua mãe, depois que Ella assumiu o trono.
Outro ponto que amei no livro: por que para ser feliz você tem que ser bonita? Quem gosta de números, física, química, não tem sua beleza? Quem quer viver entre os livros e estudar não tem o seu valor? Só se você se casar? E quem nasceu para lutar, para ser uma guerreira, também não tem sua beleza?
É muito legal ver a desmistificação das princesas. Ok, as histórias são lindas demais, mas é mais legal quando você cresce tendo a certeza de que você é linda do jeito que você quiser ser, seja num lindo vestido com sapatos de cristal, seja no lombo de um cavalo lutando com espadas e escudos, seja entre os livros, aprendendo química, física e testando entre queijos.
Stepsister foi escrito pela americana Jennifer Donnelly e na Tocalivros é narrado por Stella Tobar. Tem duração de mais de 12 horas e está disponível na plataforma para Compra, no Clube do Audiolivro e na Assinatura Ilimitada.
Jennifer Donnelly é conhecida por escrever livros infantojuvenis. Já a narradora, Stella Tobar tem 25 anos de atividades artísticas, ama livros e as obras de Clarisse Lispector.
Janaína Leme
@eujaestiveem