Pular para o conteúdo

Férias em São Paulo: Museu do Futebol é opção de passeio para todas as idades

Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é uma excelente opção de lazer na capital. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, que reúne objetos, imagens e curiosidades sobre o esporte mais popular do planeta, além de, claro, muitos gols. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Há duas exposições em cartaz: o andar térreo atualmente exibe a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, que homenageia a vida e carreira do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), e os 150 anos da posição de goleiro, que só foi criada alguns anos depois da criação do futebol. Na mostra, os visitantes poderão ver defesas incríveis, conferir luvas e camisas de ídolos da posição e, embaixo de uma trave de tamanho oficial, ter a experiência de ver um jogo da perspectiva do goleiro.

Já a exposição principal é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. São quinze salas que ocupam 6 mil metros quadrados e instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte da nossa cultura e da nossa identidade.

O passeio começa na Grande Área, uma enorme galeria que reproduz objetos que aludem à memória afetiva do futebol, como álbuns de figurinhas, flâmulas, botões, pôsteres e ingressos antigos. E quem dá as boas-vindas aos visitantes é ninguém menos que Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

Entre as salas mais populares estão a Exaltação, onde são projetadas imagens e sons das torcidas brasileiras que levam o visitante a se sentir na arquibancada; Sala Origens, que através de imagens históricas mostra como o esporte bretão chegou e se popularizou no Brasil; e a Sala Copas do Mundo, que mostra as glórias dos cinco campeonatos conquistados pelo Brasil e o contexto histórico de cada uma das edições do Mundial já organizadas pela FIFA.

Preferido das crianças, o último trecho traz a Sala Jogo de Corpo, com as brincadeiras do campinho virtual, e o Chute a Gol, onde o visitante pode medir a velocidade de seu chute.

O visitante também vai conhecer a história do futebol de mulheres, contada no Audioguia Mulheres do Futebol, novo produto do museu. Narrado por Leci Brandão, o audioguia pode ser utilizado durante a visita como uma segunda camada de conteúdo que contextualiza a história do futebol feminino junto com o que o visitante vê em cada uma das salas da exposição principal.

Ao término do percurso, o público pode comprar camisas e outros produtos dos principais clubes do mundo na loja Futebol Super Store e tomar um café no Bubu Restaurante, localizado à direita da entrada do museu. Se for dia de feira na Praça Charles Miller, o visitante pode ainda experimentar a combinação de pastel com caldo de cana em um dos pontos mais famosos da cidade. E não pode ir embora sem tirar uma foto na icônica fachada do Estádio do Pacaembu!

O Museu do Futebol é referência em acessibilidade ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física, como escadas rolantes, elevadores, piso podotátil e cadeira de rodas, quanto de acessibilidade comunicacional, com audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc. Todos os vídeos da nova exposição temporária contam com audiodescrição e tradução em libras.

Para tornar a visita segura, está em vigor uma série de medidas sanitárias de combate à pandemia, como a redução da capacidade diária de público, sinalização de distanciamento social nas salas e disponibilização de álcool gel, aferição da temperatura de todos os funcionários e visitantes na entrada e a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o passeio – até na hora de tirar fotos.

SERVIÇO

O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas: www.museudofutebol.org.brMuseu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada com horário marcado.

Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão antecipada de ingresso pelo site).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: