Pular para o conteúdo

Últimos dias para conferir espetáculo “Os Orixás”, do Grupo Giramundo, no YouTube

Entre as ações comemorativas aos 50 anos do Grupo Giramundo está a disponibilização de três montagens icônicas da companhia no YouTube, possibilitando a democratização do acervo criado pelos artistas. Os espetáculos foram escolhidos em função da importância na trajetória do grupo e também das técnicas e elementos utilizados tanto no enredo quanto na construção dos bonecos e dos recursos utilizados, permitindo explorar as vertentes artísticas do Giramundo. As montagens poderão ser conferidas gratuitamente no YouTube do Giramundo. A cada quinzena, entra em cartaz uma produção assinada pelo grupo.

Até o próximo dia 10 de agosto é a vez do espetáculo Os Orixás”, uma experiência musical e visualmente muito rica e potente. No dia 11 de agosto começa a exibição de “As Aventuras do Dr. Botica”, uma história divertida, inspirada no universo dos brinquedos, que seguirá na plataforma até 25/08.

Sobre o espetáculo

Os Orixás

Criado oficialmente em 2001, o espetáculo também foi sendo atualizado ao longo da trajetória do grupo. A montagem trata sobre a gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. A música, criada pelo músico Sérgio Pererê, propõe uma viagem ao universo das divindades africanas e seus elementos. A trilha sonora inclusive foi inteiramente refeita na última remontagem e foi gravada por um time de cantores e atores negros. A montagem ressalta a assimilação da cultura Iorubá pelos brasileiros, refletida “em nossa maneira de pensar, na alegria, na culinária, no amor à natureza e na vontade de viver”, segundo Álvaro Apocalypse. “Os Orixás” foi inclusive a última produção do Giramundo dirigida pelo criador do grupo, falecido em 2003.

As Aventuras do Dr. Botica

Encerrando a pequena temporada de espetáculos no YouTube, a montagem escolhida foi “As Aventuras do Dr. Botica”, que apresenta uma história divertida, com personagens únicos, com enredo dedicado à abordagem de valores universais como amizade, compromisso, tolerância e inclusão, transportando o público para um universo de fantasias e ensinamentos. O espetáculo foi inspirado nas cores e na estética dos brinquedos, trazendo o lúdico para a cena, aproximando-se do universo do público e dialoga com o audiovisual. Para alcançar o toque irreal e divertido dos personagens, o Giramundo não utilizou escalas convencionais na hora de conceber os bonecos. Por conta disso, todos os animais retratados possuem praticamente as mesmas dimensões.

::Sobre o Grupo Giramundo::

Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é reconhecido como um dos principais grupos de teatro de bonecos do país.  Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores foi responsável por imprimir no grupo o rigor metodológico e estético no planejamento e produção de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas. No ano 2000, o Giramundo conquista sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o Museu, a Escola e o Estúdio de Animação do grupo. Desde a inauguração da sede integrada, o grupo investe na produção de animações e de conteúdos digitais.  Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

Serviço

Grupo Giramundo disponibiliza espetáculos no YouTube

Os Orixás”, de 27/07 a 10/08

As Aventuras do Dr. Botica”, de 11 a 25/08

https://www.youtube.com/c/GrupoGiramundo/featured Classificação etária: livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: