Eu Já Estive Em “O Poder da Ação”, de Paulo Vieira

Lemos por meio do clube do livro da Sing Comunicação “O Poder da Ação”, escrito pelo Phd Paulo Vieira. Segundo o autor, conquistar objetivos exige alterações drásticas em nosso modo de ver as coisas e nos comportar diante das dificuldades. Sendo assim, sua obra é repleta de exercícios e análises a serem estudados e preenchidos pelos leitores.
Paulo Vieira diz que muitas vezes a desculpa para a insegurança é a crise – independente de quando você ler o livro sempre existirá uma crise acontecendo. Segundo ele a ambição e a voracidade as vezes podem ser muito parecidas, mas em essência são diferentes pois a primeira nasce da vontade de realização, já a segunda tem origem na necessidade do poder.
O autor destaca também que o cérebro não escolhe no que acreditar, assim o que mais você comunicar, mais verdadeiro será. Em outro ponto também ele diferencia as historinhas que inventamos para enganar a nós mesmo, das histórias, narrativas verdadeiras que colocam você como responsável pelos atos que geram consequências para sua vida.
2% das pessoas são arde fato produzem mudanças, 13% veem as mudanças acontecer e as vezes até apoiam e auxiliam as outra 2%. E 85% da massa mundial não percebe o que está acontecendo e simplesmente vai seguindo o grande rebanho.
Destacamos também as seis leis para conquistar a autorresponsabilidade:
⁃ Se for criticar as pessoas, cale-se
⁃ Se for reclamar das circunstâncias, dê sugestões
⁃ Se for buscar culpados, busque a solução
⁃ Se for se fazer de vítima, faça-se de vencedor
⁃ Se for justificar seus erros, aprenda com eles
⁃ Se for julgar alguém, julgue a atitude dessa pessoa.
Um outro ponto interessante do livro é quando o autor menciona que temos que ser felizes de segunda a sexta e não somente aos fins de semana. As nossas atividades diárias precisam nos alegrar e o fim de semana será a consequência da semana feliz. Quando só nos sentimos felizes aos fins de semana, quando estamos de folga, é porque algo está errado e precisa de ajustes.
Os capítulos são: acorde, aja, autoresponsabilize-se, foque, comunique-se, questione e creia. Separamos abaixo algumas frases retiradas do livro para conhecimento:
⁃ Zona de conforto é a combinação de várias mentiras paralisantes com prazo de validade vencido.
⁃ Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo.
⁃ Completar os 21 quilômetros de uma maratona é fácil. O difícil é se preparar para ela.
⁃ Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado; sendo assim, é o único que pode mudar-la.
⁃ Uma grande ideia oriunda de profunda reflexão sem uma ação para colocá-la em prática é o mesmo que frustração.
⁃ Não busque culpados. Busque soluções e aliados, parceiros de uma aprendizagem eterna.
⁃ Não existe erros, apenas resultados.
⁃ Foco é a capacidade de aproveitar as condições naturais disponíveis a qualquer um e produzir poder e gerar mudanças ao concentrar-se em um único ponto.
⁃ Aprender é sinônimo de mudar. Quando nossa vida permanece a mesma é porque não aprendemos nada.
⁃ Não é o que nos acontece que mais importa e sim o que nós fazemos com o que nos acontece.
⁃ Porque continuar sendo a mesma pessoa sempre, se você pode ser alguém muito melhor?
Acreditamos que ler um livro sempre rende aprendizados. Aprendemos bastante com tudo o que citamos acima, mas não podemos deixar de mencionar que ao nosso ver os exemplos envolvendo pessoas escolhidos pelo autor fogem bastante da nossa realidade atualmente. Família modelo não é aquela que a mãe fica em casa educando os filhos enquanto o marido trabalha, família modelo é a família feliz independente da sua composição. Assim como não são só os magros e bonitos que são exemplo de pessoas bem sucedidas. Pessoas felizes são aquelas que podem ser quem elas realmente são.
Janaína Leme