Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Eu Sou Yanka”, de Eliaquim Batista

Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do autor Eliaquim Batista, o livro “Eu Sou Yanka”. Eletrizante e de fácil leitura, a obra aborda um tema bem importante: a superproteção dos pais que algumas vezes prezam por deixar os filhos em casa para que não tenham contato com os problemas da sociedade.

Aqui no livro, o assunto é um pouco mais grave já que Yanka fez dezoito anos e seus pais não autorizam de forma alguma que ela e seu irmão saiam de casa por vários motivos inventados pelos pais para preservar os dois de algo que não é legal, mas que não vamos detalhar para não dar spoilers.

O livro é uma ficção contemporânea que acontece em São Paulo com típicos paulistanos. Trata-se de uma aventura que busca simplesmente a liberdade, mas que pode ensinar para cada um de nós como sair do nosso lugar comum e como irmos atrás de nossos ideais. Yanka é a narradora da história e conta os acontecimentos sob sua ótica, mas sempre com muitos detalhes e atenção. 

“Questionar uma pessoa mais velha não te dará futuro nenhum! Só te fará um ser humano pior, além de ser odiado por aquele adulto que nunca vai te ajudar! Você quer que eu pare de ajudar você?”. Eram essas as palavras dos pais quando Yanka e Lyno questionavam sobre sair. 

O autor começa a obra com um lindo conto sobre seu avô que se passa no interior, cheio de lembranças que nos fazem relembrar a infância. Nas notas do autor, Eliaquim conta que tinha o desejo de escrever desde os 11 anos, mas foi em 2016, depois de uma conversa com uma pessoa bem importante em sua vida que colocou a mão na massa e aqui está “Eu Sou Yanka”. 

Eliaquim Batista nasceu em 1992, é paulistano e apaixonado por sua cidade. É formado em Letras pelo Centro Universitário Sumaré e optou pelo curso por ser amante de um bom livro, além do incentivo da mãe. Em 2018 criou seu site pessoal, o blog Vida de Escritor, onde posta contos e crônicas, além de resenhas e criticas literárias e outros assuntos dos livros de cultura. 

Sinopse: Eu Sou Yanka conta a história de uma menina que nunca saiu de casa. Ou melhor, saiu quando muito pequena, mas não se lembra de muita coisa, só de pequenos detalhes, mas que não fazer a diferença. Ela não sai de casa, pois sua mãe, a amável professora Débora, foi assassinada por engano e seu pai, o matemático Leonel, acha o mundo num lugar muito perigoso para ela e seu irmão Lyno. Ele se casou com outra professora, Márcia, e o casal educa os irmãos em casa de uma forma bem diferente da convencional. Agora, prestes a completar 18 anos, Yanka quer pedir ao pai um presente nada convencional para si e que pode mudar todo o seu destino.

Eu Sou Yanka tem 116 páginas e foi publicado pela Editora Scortecci. Está disponível na Amazon com entrega para todo o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: