Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “O Mestre das Perguntas”, de Juan Molina Hueso

Ler “O Mestre das Perguntas”, de Juan Molina Hueso, foi bem importante em 2021, um momento de conexão com Jesus em um ano que passou voando e que muitas vezes deixamos essa ligação tão essencial de lado.

Essa é uma daquelas obras que você pode deixar na cabeceira e ler um trecho todos os dias porque, nem que seja um parágrafo apenas, lembrará você da importancia de Jesus nas nossas vidas, independente de religião.

Juan Molina Hueso dividiu o livro em 17 questões e suas interpretações para elas. E que interpretações! Segundo o autor, não houve um método para a escolha das perguntas. “Isso veio da experiência das leituras ao longo dos anos. Eu já li muitas vezes os evangelhos, beira centenas. Já temos a palavra de Deus na cabeça da gente e identificamos rapidamente o que está dentro dos evangelhos. Não foi um método, simplesmente foi acontecendo”, conta Hueso.

“Comecei pela identidade de Jesus porque a partir de quem ele é que vamos identificar mais sobre ele. Quando Jesus fazia uma pergunta visando trazer uma ajuda, como por exemplo no capítulo Quatro sobre a ansiedade, fui buscando perguntas que estivessem alinhadas com os anseios do ser humano”, destaca.

Aliás, o capítulo Quatro foi o que mais chamou atenção de muitos dos participantes da Leitura Coletiva. A pergunta em destaque é: Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da vida?”. E descorre sobre “definindo a ansiedade”, “transtorno de ansiedade”, “Jesus ensinou sobre a ansiedade”, “falar com Deus”, “a mente e a paz de Deus” e “Pensando diferente”.

E sim, por ele foi possível perceber o quanto tudo o que aconteceu nos últimos anos nos fez ainda mais ansiosos, quando desde sempre sabemos que o medo do futuro / ansiedade, nada mais é do que a falta de fé.

Segundo o autor, estamos sempre pensando no amanhã, mas Jesus já indica, viva cada dia de cada vez, deixe o amanhã para amanhã. “Nós não permitimos mais refletir, meditar, tudo é rápido, acelerado, instantâneo. As pessoas não estão mais degustando, está tudo muito acelerado e isso traz muita ansiedade e se agravou com a pandemia”, comenta Juan.

O autor examina a Bíblia e livros teológicos há mais de 30 anos, e o que o levou a mostrar Jesus Cristo como Mestre dessa forma inovadora foi por não encontrar, até então, uma abordagem nesse estilo. “Jesus perguntava muito na sua forma de ensinar, ele não precisava das respostas, mas perguntava para instigar e fazer as pessoas pensarem”. Além de escritor, o autor é médico e pastor.

Sinopse: O Mestre das perguntas, quem o é? A resposta é simples, Jesus. O Mestre que ensinou a todos por meio de parábolas, mas também através de perguntas. Mas não perguntas casuais, sem um fim pedagógico. Seu veraz propósito era ensinar, mostrando que Ele mesmo é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Nesta obra são apresentadas 17 perguntas feitas pelo próprio Jesus, extraídas do Evangelho. Esses questionamentos, nos capítulos que seguem, são aprofundados de maneira a levar o leitor a uma reflexão sobre seus significados e como aplicá-los e suas vidas.

Algumas frases do livro que separei para vocês conhecerem também:

– “Em paz eu me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

– Ouvi, certa vez, de um comentarista de luta de boxe que os melhores boxeadores não são os que batem mais forte, mas sim os que assimilam os golpes recebidos, mantendo-se de pé, contra-atacando no momento oportuno.

– O Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) representa a face sombria da ansiedade. Vários são os sentimentos incorporados, como medo, inquietação e angústia, muitas vezes, sem aparente fator desencadeante.

– Quantos de vocês, apesar da perturbação, e preocupação, ansiedade e apreensão, podem prolongar a duração de sua vida terrena ao menos por um momento?

– Expressar gratidão em meio à adoração e a súplicas é o santo remédio prescrito pelo apóstolo para aquietar a alma perturbada.

– Perguntas são coisas maravilhosas, não é verdade? O que acontece quando um pregador faz uma pergunta? A resposta é que você tenta responder!

– Uma das maiores dificuldades do ser humano é utilizar de forma sábia suas palavras. Ora as empregamos para o bem, ora, para o mal.

– A falta de conhecimento, por menor que seja, pode causar muito sofrimento.

– Aquele que salva uma vida, salva um mundo inteiro.

– A vida seria insuportável se o sofrimento perdurasse initerruptamente. Ele não avisa quando chega e não diz quando se vai, mas uma coisa é certa: um dia acaba nos deixando em paz. Pessoas amadurecem significativamente através das provas e crescem de tal maneira que jamais teriam essa oportunidade se não fossem submetidas ao fogo que purifica a prata e o ouro.

“O Mestre das Perguntas” foi publicado pela editora Viseu e tem 257 páginas. E que edição mais linda! Na versão digital está disponível na Amazon por R$8.

“O Amor jamais acaba”.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: