Pular para o conteúdo

Turismo sustentável na Serra Gaúcha

Seja sobre empresas ou atrações turísticas, a mobilização da iniciativa privada em torno da pauta de sustentabilidade, com seu tripé ambiental, social e econômico, é a diretriz dos negócios que querem prosperar. Em razão do desempenho financeiro, da preocupação com o planeta ou para manter a boa reputação diante dos clientes e demais públicos de relacionamento, investir em sustentabilidade deixou de ser tendência para ser uma questão de sobrevivência.

Diante disso, pontos referência no roteiro turístico de Nova Petrópolis têm se destacado nesse sentido. Dois exemplos de atrativos sustentáveis são a Cervejaria Edelbrau e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio.

Edelbrau é a primeira cervejaria artesanal brasileira a gerar 100% da energia consumida, seja no processo produtivo ou na  Experiência Edelbrau, espaço de visitação lançado em 2020. A instalação de 251 placas de energia solar garante um consumo consciente. São 9,25 mil kg de CO2 que deixam de ser gerados anualmente, o que corresponde a 61.672 km de carros rodados ou 225 árvores preservadas. Também implementaram o sistema de cisternas com capacidade de 45 mil litros, reaproveitando água da chuva, usada na limpeza da fábrica, na irrigação do jardim e nos vasos sanitários da cervejaria. A água utilizada no processo de pasteurização também provém das cisternas.

Outro ponto importante é que a sede já foi toda planejada para aproveitar o máximo da luz natural: janelas, vidros e policarbonato foram incorporados ao projeto para diminuir o consumo de energia, além do uso de lâmpadas de led, entre outras ações.

Já o Esculturas Parque Pedras do Silêncio foi projetado para gerar o menor impacto ambiental possível. Além de terem preservado o bioma da região, com mais de 25 espécies de árvores nativas mantidas e catalogadas em uma área de 20 mil m quadrados, o parque conta com irrigação das plantas e abastecimento do lago artificial a partir de água da chuva captada. São mantidos três reservatórios de 60 mil litros para coleta.

O atrativo turístico conta ainda com placas de captação de energia solar que atendem o consumo do parque. Todo lixo recolhido é separado e destinado corretamente, com o devido encaminhamento a empresas de reciclagem. E do ponto de vista social, além de realizar ações ao longo do ano, o parque recebe gratuitamente estudantes da rede pública conforme agendamento das escolas.

Sobre o Esculturas Parque Pedras do Silêncio:

Desde 2014, aberto para visitação, o local conta a história e a cultura da imigração germânica de Nova Petrópolis, por meio de mais de 80 esculturas. As obras representam a saga dos imigrantes na cidade, seus costumes e tradições, além das principais profissões que ajudaram no desenvolvimento socioeconômico da região. Localizado na Rua Emilio Dinnebier Filho, 560, o parque conta com vegetação nativa e paisagismo, é petfriendly, oferece espaço para realização de piqueniques, conforme reserva, e exposições temporárias, e está aberto ao público todos os dias, das 9h30min às 18h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: