Pular para o conteúdo

Autoconhecimento é o remédio para um cotidiano saudável

Faltando pouco dias para as festividades natalinas e de final do ano, é comum que as pessoas iniciem um processo de reciclagem interior, questionem-se sobre seus propósitos, objetivos e planos. Normalmente, elas fazem um balanço do que foi negativo e traçam suas principais metas para o futuro, em âmbito pessoal e profissional, buscando dar uma nova guinada na vida. 

No entanto, a tarefa não é simples. É preciso tomar a decisão de se autoconhecer e partir daí iniciar o processo de mudança, de renovação e de sustentabilidade emocional. É só assim, se apropriando dessa decisão de reconhecer-se para mudar e trabalhando para que a transformação aconteça de dentro para fora, que as pessoas realmente conseguirão a tão sonhada mudança. A autocompreensão é a chave de sucesso para esta jornada. Para Heloísa Capelas, uma das principais especialistas do país em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, é preciso “entender nossas crenças, valores e propósito de vida são essenciais”. 

Heloísa Capelas, que é autora dos best-sellers “Perdão: a revolução que Falta” e “ O Mapa da Felicidade” e que há mais de 40 anos atua ministrando o Processo Hoffman no país, treinamento avalizado pela Universidade de Harvard ( Estados Unidos) e um dos mais reconhecidos mundialmente, está em seu terceiro livro (lançado em novembro) – “Inovação Emocional: estratégias para que seu impacto no mundo construa resultados saudáveis, fortes e perenes”, onde ressalta que a renovação emocional nunca foi tão necessária. Assim como, entender as questões relacionadas com a sustentabilidade do meio ambiente, pois ela entende que o lixo emocional nos sufoca, impede nosso crescimento e o desenvolvimento pleno de nossas competências.

É preciso, ainda de acordo com a autora, entender o nosso lixo emocional, colocá-lo em seu lugar e reciclá-lo para podermos seguir adiante, fazendo com que possamos nos organizar internamente, evidenciando o quanto nossas ações impactam o mundo e o nosso entorno; incluindo o descarte de lixo e o cuidado com o planeta. A abordagem é ampla, rica e interligada, pois somos o que somos e nossa integralidade reflete em nós mesmos e no mundo.

Dentre tantos outros questionamentos e provocações para reflexões e mudanças, o livro lança uma série de questionamentos aos leitores acerca da sociedade e seu cotidiano, tais como:  Os nossos comportamentos podem gerar lixo emocional?; O que são comportamentos negativos, compulsivos e automáticos?; Como as nossas crenças infantis e inconscientes continuam a nos influenciar na vida adulta?; Por que medo e tristeza também geram lixo emocional?

Heloísa Capelas também instiga o leitor a fazer a seguinte reflexão: “O lixo emocional é cada vez mais despejado no outro, ele continua reverberando, exatamente igual ao que acontece com o lixo material. Se a caixa de leite não desaparece só porque saiu da sua casa, a maldade que você falou ou fez com aquela pessoa e com você mesmo também não vai desaparecer só porque você parou de repeti-la. O lixo emocional já foi gerado. Por isso, é tão importante entender e saber por que agimos assim, nos perdoar faz parte e, a partir daí,  deixar de lado nossos comportamentos desagregadores, negativos e compulsivos, reciclando nosso comportamento por nós, pelos outros e pelo universo”.

Sobre Heloísa Capelas

Heloísa Capelas É CEO do Centro Hoffman e, há quase três décadas, está à frente do Processo Hoffman no Brasil – treinamento de autoconhecimento aplicado em 15 países e que já teve seus resultados cientificamente atestados. Por sua sala de aula já passaram mais de 12 mil alunos, entre os quais algumas das principais lideranças e gestores do mercado nacional. Criadora do “Universo do Autoconhecimento”, primeira plataforma de treinamentos e conteúdo online sobre o tema, e autora dos best-sellers “O Mapa da Felicidade” e “Perdão, a Revolução que Falta”, Heloísa é reconhecida como uma das principais especialistas do país em autoconhecimento, inteligência emocional e inovação pessoal. Heloísa Capelas é Coordenadora da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: