Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “A Contrapartida”, de Uranio Bonoldi

A definição de ambição diz se tratar de um forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias, cobiça, e acredito que é justamente esse o sentimento que dá força à A Contrapartida, de Uranio Bonoldi, que tivemos a oportunidade de ouvir no formato audiolivro, pela Tocalivros.

Trata-se de um suspense, que começa com o protagonista, Dr. Otávio ou Tavinho para os próximos, finalizando a execução de alguns. Após esse capítulo, volta-se no tempo para contar toda a história que fez com que Tavinho chegasse até esse desfecho em sua vida. Junto ao protagonista, temos sua mãe e Inhaúna, uma indígena que passa a fazer parte da família em determinado momento e que está presente na vida de Tavinho desde o seu nascimento.

Sem dar spoilers, eu tive a minha tese para a história desde o meio do audiolivro para frente e acertei. O acerto se deu mesmo depois que a namorada de Tavinho vai viajar sozinha para esquiar e não escreverei mais do que isso, assim só quem ouviu também vai entender quando eu confirmei que minha teoria sobre o/a verdadeiro/a vilã/ão estava certa.

Mas, independente de ter acertado quem era o verdadeiro vilão da história, o final da trama para mim foi além do esperado, o que novamente me remete ao começo dessa resenha: do que as pessoas são capazes para garantir aquilo que tanto desejam. E depois do fim, tive certeza de que tudo foi premeditado desde sempre, enfim, espero ter deixado o leitor curioso também.

Sinopse disponível na Tocalivros assinada por Lion Andreassa, produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films: “O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado.

Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia.

Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.”

Sobre Uranio Bonoldi: atua como conferencista e consultor em gestão, governança corporativa e planejamento estratégico, dando suporte a empresas que desejam crescer de forma estruturada. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, como também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making.

Hoje, por meio de consultoria especializada, Uranio orienta e aconselha empresários e executivos, em decisões sensíveis e cruciais de negócios, para que realizem escolhas bem fundamentas e acertadas. Ministra, também, palestras e workshops in company e em eventos acerca de temas relevantes e atuais de gestão, estratégia e liderança. Membro dos Conselheiros do Grupo exGV. Este grupo reúne executivos “C level” a fim de aprimorar empresas membro e dar apoio no avanço de seus objetivos de crescimento, – fornecendo experiência, conhecimento, entendimento e pensamento estratégico. A principal atividade é de proporcionar foco a uma variedade de setores, realizando pesquisas orientadas e trabalho de inteligência, endereçando, de forma adequada, questões de grande relevância para o negócio.

É escritor e, em seu livro (que será publicado em breve), aborda não só assuntos de grande importância para a perenidade e sustentabilidade das empresas, como também para o desenvolvimento de pessoas melhores, tanto na vida pessoal como no ambiente corporativo e na sociedade.

Narrador Thiago Ubaldo: ator, bacharel formado pela Faculdade Paulista de Artes em 2008. Trabalhou com renomados diretores do teatro brasileiro, como Roberto Vignati e Fernando Neves. Também se formou em atuação para Cinema e Tv pela Academia Internacional de Cinema em 2017.

Narradora Priscila Scholz: iniciou sua carreira em 1997. Como atriz já participou de inúmeros espetáculos adultos e infantis, e diversas produções de audiovisual. É sócia na empresa SóRiso Produções Teatrais Ltda., onde produz, dirige e cria peças teatrais como Componente do Coletivo Flama e da Cia. Ópera do Mendigo. Narradora de audiolivros no aplicativo Tocalivros.

A Contrapartida, de Uranio Bonoldi, tem cerca de 12 horas de duração e está disponível na Tocalivros para compra por R$24,90. Nós recomendamos a assinatura já que por R$19,90 por mês é possível ter acesso a mais de 2,5 mil audiolivros e 15 mil ebooks. E aí, já experimentou ouvir um audiolivro também?

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: