Pular para o conteúdo

Suicídio é tema de debate com autora de novo livro. É dia 9 (terça-feira)! Participe!

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há, portanto, muitos indivíduos que depositam na morte a esperança de acabarem com a dor, o sofrimento e o desespero que experimentam em vida.
 
Às vésperas do Setembro Amarelo, mês voltado a reforçar o alerta à sociedade a respeito da realidade desse grave problema de saúde pública, a psicóloga Karen Scavacini convida profissionais e estudantes de psicologia, pedagogia, psicopedagogia e demais áreas relacionadas, assim como a comunidade em geral, para debater sobre esse assunto doloroso, mas que precisa atenção. O encontro está marcado para o dia 9 de agosto, às 18 horas, na sede da BBDU, em Porto Alegre/RS.
 
LANÇAMENTO
Karen é autora do livro ‘Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção’, recentemente lançado pela Sinopsys Editora. A obra traz no título sua questão principal ao afirmar que o problema atinge todos com diversas intensidades e não apenas aqueles com ideação e tentativa de suicídio e seus familiares e amigos. Portanto, é uma preocupação fundamental a de aumentar a conscientização pública sobre o tema.
 
O livro expõe as ideias da autora, que também analisa as campanhas atuais para a prevenção e posvenção do suicídio como perspectivas para informar e esclarecer a população diretamente afetada e aqueles que se aproximam do tema pela sua abrangência. São arroladas propostas que podem fundamentar as políticas públicas sobre a prevenção e principalmente a posvenção do suicídio no Brasil.
 
SILÊNCIO PREJUDICIAL
Karen evidencia que o estigma que envolve o tema – e, por conseguinte, as famílias e as pessoas com ideação ou tentativa de suicídio – provoca o silenciamento sobre o mesmo. Contrariando a ideia de que não falar sobre ele diminui sua incidência, esse silenciamento impede o cuidado adequado dos indivíduos. A autora deixa claro que é, sim, necessário falar sobre o suicídio, além da necessidade de políticas públicas que alcancem a posvenção, que, atualmente, não é abarcada.
 
Tendo em vista que a comunicação com ética e respeito é a principal tarefa do terapeuta que trabalha com o tema, o livro objetiva, ainda, aumentar a comunicação de forma responsável, isto é, com um diálogo que faça sentido para as pessoas com ideação suicida e que as acolha e as ouça verdadeiramente. Partindo da teoria fundamentada nos dados (TFD), apresenta reflexões e sugestões de atuação para a ampliação da conscientização sobre o suicídio.
 
PÚBLICO-ALVO
A obra é indicada a todos profissionais que queiram saber mais como falar de forma correta sobre o suicídio, como aumentar a consciência pública e como transformar ideias em ações. Pode ser utilizada por psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas. Também podem se beneficiar estudantes de diferentes áreas, assim como pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e todos que se envolvem com o tema.
 
SOBRE A AUTORA
A psicóloga Karen Scavacini é doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em saúde pública na área de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio pelo Karolinska Institutet (Suécia); fundadora e CEO do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio; representante da International Association for Suicide Prevention (IASP) no Brasil; fundadora e atual diretora científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS); membro do Conselho Científico do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Suicide and Self Injury (SSI) Advisory Committee da Meta.
 
Também é idealizadora do Mapa da Saúde Mental; responsável pela introdução do termo ‘posvenção’ no Brasil; diretora do curso de prevenção do suicídio para profissionais da segurança pública; co-coordenadora da pós-graduação em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e na Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em parceria com a Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS).
 
Informações sobre o evento:
O quê: debate sobre suicídio com a psicóloga Karen Scavacini
Quando: 9 de agosto (terça-feira)
Horário: 18 horas
Onde: sede da BBDU, na Avenida Cristóvão Colombo, 100, Auditório Multiespaço, bairro Independência, Porto Alegre/RS
Público-alvo: psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas, estudantes de diferentes áreas, pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e demais pessoas da comunidade interessadas no assunto.
ENTRADA FRANCA
 
Ficha técnica do livro:
Título: Suicídio – Um problema de todos – Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção
Autora: Karen Scavacini
Editora: Sinopsys Editora
Páginas: 336

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: