Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “Viver pode ser mais fácil!”, de Antonio Carlos Amador Pereira

Não há como negar que a vida é realmente difícil e complicada no mundo atual, mas viver pode ser mais fácil. Assim começa o livro de Antonio Carlos Amador Pereira, publicado pela editora Harbra. São 50 capítulos que abordam 50 temas que se fazem presentes na nossa vida, ou melhor nos relacionamentos que fazem parte da nossa vida.

Entre os assuntos/ capítulos estão: a imagem exterior, as paixões, estar só, relacionamento e abuso emocional, estilos de vida, todos sentimos medo, viver o presente, entre outros. O autor destaca que mais que um livro de autoajuda, Viver pode ser mais fácil é uma obra sobre psicologia, já que ele traz aqui toda a sua bagagem de anos atuando na área de psicologia.

Em uma característica dos livros publicados pela editora Harbra, Viver pode ser mais fácil é bem diagramado, com letras grandes e imagens ilustrando parte dos capítulos. O autor também sempre coloca citações de destaque e deixa reflexões ao fim dos capítulos, que podem ser ler seguidos ou de forma aleatória.

No capítulo “Um bom começo pode tornar tudo mais leve”, por exemplo, uma das passagens que nos chamou atenção foi “quem leva a vida e a si mesmo demasiadamente a sério, enxerga o mundo sempre do mesmo jeito e acaba enclausurado por obrigações”. E ao fim do capítulo, as questões que o autor coloca para que possamos refletir são: para você, brincadeiras são apenas coisas de crianças? Em quais ocasiões você se permite brincar? Esse é um assunto que, por exemplo, mexe bastante comigo, pois muitas vezes em posição de liderança, é dificil sentir onde você pode brincar e onde você pode ser mal interpretada por brincar, o que faz eu me sentir longe da minha criança muitas vezes. Ou seja, refleti muito com o que eu li aqui.

Aqui separamos alguns trechos do livro para que possam observar mais sobre as reflexões também:

– Os maus hábitos são os mais óbvios obstáculos ao crescimento na vida diária. Novas possibilidades são impedidas pela resistência à mudança de hábito.

– O abuso emocional se assemelha a uma lavagem cerebral, pois sistematicamente corrói a autoconfiança, o amor-próprio, a confiança nas próprias percepções e o autoconceito de vítima.

– Aspirar à felicidade pode significar dar corpo a um impulso vital e positivo, mas pensar que se pode alcançá-la de maneira permanente é uma coisa completamente diferente.

– Uma pessoa é assertiva quando ela é capaz de assegurar com firmeza e decisão aquilo que diz e faz.

– Saber viver com criatividade é o fundamento sobre o qual deveria se firmar cada passo dado na nova direção de nossa vida.

– A saúde emocional não significa sentir apenas emoções positivas, mas sim não ter medo de experimentar toda uma gama de emoções e sermos capazes de agir sobre elas adequadamente, sem nos sentirmos dominados.

– Devemos aprender a relaxar enquanto trabalhamos, não apenas ao chegarmos em casa.

– Nem sempre se compreende que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a indiferença.

Sinopse: Viver pode ser mais fácil! aborda 50 temas que estão presentes no cotidiano da maioria das pessoas, como relacionamentos, abuso emocional, adolescência, equilíbrio entre amor e ódio, a capacidade de ter segurança em si mesmo, meia-idade, ciúme, inveja, envelhecimento, trabalho, divórcio, o papel dos pais na sociedade moderna, entre tantos outros. É um convite ao leitor para que se permita refletir sobre o viver, fazendo com que a vida – que está realmente difícil e complicada no mundo atual – possa se tornar bem mais fácil!

Antonio Carlos Amador Pereira é professor no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicólogo e psicoterapeuta há mais de quatro décadas, exerce também as funções de consultor de editoras, jornais, sites, revistas e emissoras de rádio e televisão, em assuntos relativos ao comportamento e ao desenvolvimento humano. Seus livros publicados pela editora Harbra, Ou Eu ou Ela!: cenas de um relacionamento extraconjugal e O Adolescente em desenvolvimento, auxiliam homens e mulheres a enfrentarem as dificuldades em diferentes relacionamentos interpessoais e nas diferentes épocas da vida.

Viver pode ser mais fácil! – O desafio dos relacionamentos ao longo da vida, de Antonio Carlos Amador Pereira, tem 126 páginas. Publicado pela editora Harbra, está disponível no formato impresso e digital, à venda no site da editora e nas plataformas de e-commerce.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: