Pular para o conteúdo

Uma jornada adolescente por um multiverso de fantasia

Em seu aniversário de 16 anos, Abner tem que lidar com uma série de problemas: seu pai alcoólatra se esqueceu de dar parabéns a ele, a namorada o dispensa por ciúmes da própria irmã, seu projeto de filme é vetado pela diretoria da escola, entre outros perrengues.

No entanto, a mais surpreendente de todas as situações acontecem quando o espelho do quarto dele quebra e um portal para outro mundo é aberto. Como será esta nova dimensão? A vida do jovem protagonista pode ser melhor do outro lado?

Este é o ponto de partida do livro O Avesso no Espelho, do fotógrafo e cineasta Jefferson Matoso. Suas principais referências foram obras literárias e adaptações de clássicos como “O Mágico de Oz”, “A História Sem Fim”, “As Crônicas de Nárnia” e “Coraline”. Em comum, todas são histórias sobre crianças que abandonam suas vidas mundanas para mergulhar em um mundo fantástico, tal qual o lançamento do autor brasiliense.

A obra, que mistura fantasia, física quântica e dramas adolescentes, também é inspirada no último artigo do físico Stephen Hawking sobre universos paralelos, intitulado “Uma Saída Suave da Inflação Eterna?”. Também é importante a presença dos conceitos desenvolvidos em “O Poder do Subconsciente”, do Dr. Joseph Murphy, que estuda os paralelos entre a mente e a realidade.

“Abner está caído no chão deste outro cômodo que é a réplica perfeita do banheiro onde estava. Ainda é possível ouvir o barulho de trovões. Então levanta-se, ele está sentindo dores pelo corpo todo. Continua confuso e perplexo, observa que todo o banheiro está uma bagunça, rolos de papel higiênico desenrolados, xampus, sabonetes e toalha espalhados pelo chão. Ainda com a testa sangrando um pouco, olha para a passagem que o sugou e vê o banheiro onde estava antes.”(O Avesso no Espelho, p. 58)

Em O Avesso no EspelhoJefferson Matoso transformou um antigo projeto de filme impossível para o cinema nacional em uma poderosa narrativa literária. Nestas páginas, o leitor mergulha não só em um multiverso de realidades paralelas, mas nas angústias presentes na vida de um adolescente.

Ficha técnica 

Título: O Avesso no Espelho
Autor: Jefferson Matoso
Editora: 
Viseu
ISBN/ASIN:
 9786525415697
Páginas: 
236
Preço
: R$ 41,97
Onde comprar: 
Amazon e Toca Livros

Sobre o autor

Jefferson Matoso nasceu em Brasília (DF) e é fotógrafo desde 2002. Suas fotos foram expostas no Foto Arte Brasília em 2004. Foi coroteirista do vídeo LoveStone, que ganhou o Troféu Minuto, no XXV Guarnicê, de São Luís (MA), em 2002. Roteirista e diretor do curta “O Beijo da Meia Noite”, selecionado para o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2008. Formado em Publicidade, a mistura de fantasia e ficção científica de “O Avesso do Espelho” é sua estreia na literatura.

Conheça as redes sociais do autor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: