Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em Retirantes – O legado das sombras, de Daniel Pedrosa

Extremamente bem escrito e com um projeto gráfico de destaque, Retirantes – O Legado das Sombras, escrito por Daniel Pedrosa e publicado pela Editora Novo Século, é o livro da nossa resenha literária de hoje.

Para quem não sabe, retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Os Retirantes é uma famosa pintura de Candido Portinari e é justamente a mesma ideia de ilustração usada na obra do artista plástico brasileiro que é usada como base para as ilustrações da obra, que são um espetáculo à parte. E por que o livro chama Retirantes? Porque se passa no sertão brasileiro, transcrevendo, como diz a sinopse, o retrato do medo e do desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor.

Em episódio 1, A Terra Devastada, você vai perceber que os personagens começam a ser apresentados sem nome, só a diferenciação entre humanos, os sertanejos, e animais. Com o passar dos parágrafos, Joaquim tem seu nome revelado, mas seus filhos só futuramente, em um momento específico da trama e com um porquê para isso. Mas, eis que ainda nos primeiros parágrafos, já surge a sombra, algo que vai acompanhar a todos na história, infelizmente, por um bom tempo.

Com o passar dos capítulos, alguns personagens deixam de existir e outros surgem, esses novos para fazer a trama ficar ainda mais envolvente. Novos ambientes também ganham espaço nas páginas de Retirantes, principalmente no Episódio 2 – A Cidade Fantasma. Ah, os pássaros. Eles têm grande importância na trama e podemos dizer que graças a eles personagens sobrevivem ou aprendem a sobreviver.

No episódio 3 – A Arena dos Espinhos, a trama ganha novo rumo e Joaquim, sempre no protagonismo, ganha força para desbravar novas terras.

Ponto que precisamos destacar: o livro não acaba quando termina 😊 Ele tem continuação. Daniel Pedrosa nos disse em live que os próximos episódios já estão escritos e devem ser publicados no fim de 2023. Neste momento o autor segue trabalhando na divulgação desse primeiro volume e de outras obras que já têm publicadas.

Vamos a alguns trechos da obra:

  • Seus gritos não duraram sequer um minuto, e então a sombra seguiu seu caminho deixando ali apenas ossos e cinzas.
  • Abraçados, os três se encolheram no fundo da construção com a esperança de que o amor que sentiam pudesse salvá-los.
  • Alguns governantes chegaram a promover o toque de recolher para proteger a população, mas poucos obedeciam às recomendações.
  • Você tem uma família e isso o torna mais forte. Você precisa deles e eles de você. Isso é raro no mundo em que vivemos, aproveite o tempo que tem com eles até o último momento.
  • Mas o tempo é rei, e não é possível voltar ao passado, mesmo que seja para corrigir erros ou salvar vidas.
  • A chuva deixa a gente preguiçoso: é fácil se acostumar com a água escorrendo pelo telhado.

A essência humana clama por comida e diversão – completou. – Faz parte do seu instinto mais primitivo.


O autor começa a obra, em seus agradecimentos, sinalizando que, tempos atrás, concordava que a profissão de escritor é uma ocupação solitária e de poucas interações, e atualmente, percebe que estava totalmente enganado. Então, se ler também, trate de buscar Daniel mas redes (@danielpedrosa_escritor).


Sinopse: A esperança nos abandona quando percebemos que nem mesmo um inimigo comum é capaz de unir a raça humana. Depois de mais de 90% de toda a população mundial ser dizimada por seres desconhecidos, batizados popularmente de “sombras”, a busca por lugares seguros e protegidos é a única saída para aqueles que foram deixados para trás. Até mesmo a tecnologia e os meios de comunicação se tornam inacessíveis, e qualquer um que se arrisque nessa jornada tem poucas chances de sobreviver. Cercados por desespero e morte, Joaquim e sua família iniciam uma jornada perigosa em direção a uma terra desconhecida, onde poucos – ou talvez ninguém – conseguiram chegar. Distante dessa família, dois grandes grupos de sobreviventes travam uma guerra não declarada por um dos últimos paraísos habitados pela raça humana. Não demorará para que o caminho desses dois grupos se cruze. Retirantes: O legado das sombras é uma história sombria de ficção, ambientada no nordeste brasileiro, e que carrega em suas linhas muito mais do que fantasia; transcreve o retrato do medo e o desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor.

DANIEL PEDROSA é engenheiro e escritor. Iniciou sua trajetória literária em 2007 e desde então soma oito livros publicados, sendo cinco deles pela editora Novo Século. A trilogia Setor 27, sua obra mais conhecida, já encantou vários leitores e possui inúmeras críticas positivas em blogs e redes sociais como Instagram e Skoob. Atualmente, o autor vive na cidade de São José dos Campos, onde divide seu tempo entre o trabalho de engenheiro e a criação de histórias.

Retirantes – O Legado das Sombras, de Daniel Pedrosa, publicado pela editora Novo Século, está à venda no formato digital e impresso. Esse, em especial, recomendamos a edição impressa por conta do cuidado com as ilustrações, diagramação e capa. Tem 256 páginas, foi lançado em junho de 2022 e está classificado como ficção científica pós-apocalíptica, distopia e fantasia. À venda no site da editora e/ou no e-commerce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: