Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “1984”, de George Orwell, pela Tocalivros

Hoje vamos falar sobre uma das obras mais importantes da literatura mundial, 1984, de George Orwell, lançada no formato audiolivro pela Tocalivros.

A obra foi lançada em 1949, num momento em que a Europa, destruída pela Segunda Guerra Mundial, enfrentava o desespero da reconstrução e o surgimento de duas novas potências mundiais, os EUA e a Rússia, o que o autor chamou de Guerra Fria.

O protagonista é Winston Smith. Ele tem uma vida básica, com atividades que se repetem todos os dias e com praticamente tudo o que faz monitorado pelo Big Brother. Ele vive em um lugar onde o passado não existe, totalmente manipulado e reescrito de acordo com as necessidades do presente e com o que se espera para o futuro. A única bebida é o Gin Vitória, você só pode ter relação sexual com o propósito de se reproduzir. E, só pode manter um relacionamento enquanto o propósito for a reprodução, no mais viva sozinho.

Os filhos que você tiver serão educados para pensar de acordo com o que o Grande Irmão deseja inclusive delatando seus pais se isso for necessário. Você só pode ler o que te indicam, você só pode assistir o que te indicam, você tem que praticar exercícios obrigatoriamente todos os dias, você precisa estar em casa determinada hora todos os dias, mas pode ser que você seja feliz, porque não existe pobreza, não existe desigualdade, são apenas duas classes: o proletariado e aqueles que trabalham junto ao governo.

Mas, enfim, as ideias de Winston não condizem com o que o partido impõe, e se não bastasse, ele se apaixona por Julia. Ele até luta para se afastar desses pensamentos, mas parece que Julia compactua do mesmo sentimento, aí se essa paixão vai dar certo ou não, só ouvindo para saber.

Momentos que me chocaram:

– As diretrizes do partido – Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força.

– Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado.

– Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano para sempre.

Agora falando sobre o trabalho de locução de 1984, temos aqui mais um trabalho lindíssimo narrado por Rubens Caribé, que nos deixou recentemente. A obra, inclusive, é uma homenagem ao ator, cantor e bailarino que tem mais de 15 títulos narrados na Tocalivros. Junto com Caribé, narram a obra Thiago Ubaldo, Priscila Scholz e Fabio Uehara. Vale destacar também que a última faixa da obra é justamente um bate-papo entre Clayton Heringer, da Tocalivros, com Ricardo Severo, companheiro de Rubens.

Por ser uma obra complexa e longa, a edição do conteúdo faz total diferença para que seja ouvida de forma tranquila. O Clássico, 1984, de George Orwell, está disponível na Tocalivros no formato audiobook. Quem preferir comprar apenas o título, seu valor é R$24,90. A melhor opção na nossa opinião é ser assinante, pois com um valor inferior, você tem acesso a todo o catálogo com mais de 2,5 mil audiolivros e 40 mil e-books.

Janaína Leme

@eujaestiveem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: