Pular para o conteúdo

Eu Já Estive Em “E-topia”, livro de Rodrigo Baggio

Vejo que atualmente as pessoas querem acordar todos os dias com um propósito a ser buscado e acredito que se isso vale também para o livro a ser lido, pode colocar esse na lista: E-topia – Uma aventura tecnológica que revolucionará o seu modo de pensar o mundo,escrito por Rodrigo Baggio, título que lemos coletivamente, em leitura organizada pela LC Agência de Comunicação.

Temos Maria como protagonista. Ela nasceu em uma comunidade no Rio de Janeiro e desde pequena se destaca quando o assunto é tecnologia. E, justamente mostrando como programação e tecnologia podem ser usadas para o bem ou para o mal, num primeiro momento Maria se depara como lado cruel que o uso da tecnologia pode ter. Mas, é justamente isso que a motiva a mudar o jogo e provar para todos que sim, a tecnologia pode, sim fazer o bem e unir pessoas que pensam de uma mesma maneira.

O livro aborda muitos pontos interessantes, desde a programação mesmo, como o uso da inteligência artificial, a falta de regras e leis em ambientes virtuais, o metaverso, carros autônomos, as leis da robótica de Asimov, os tão concorridos hackathon, o Vale do Silício e os preconceitos que podem rolar quando se falam de grandes empresas de tecnologia vão surgindo na história, que em algum momento terá a natureza como pano de fundo justamente para mostrar como este dois mundo que parecem sem conexão precisam estar interligados para que tudo siga em equilíbrio.

Um dos pontos que nos chamou bastante a atenção é de estarem presentes na história, praticamente como protagonistas, uma inteligência artificial, a Lira, e uma consciência digital, a Shiva. Ficamos intrigados justamente para entender a diferença entre as duas e o quanto deste momento em diante o livro ter mais ares de ficção do que realidade, mas pode ter certeza de que você vai terminar querendo ter as duas aí do seu ladinho. Ou melhor, na sua mente.

Vamos a trechos do livro e dessa vez foram muitos os selecionados:

– Aprenda a ficar em silêncio e escutar a si mesma. Às vezes, essa é a melhor maneira de encontrar as respostas.

– Às vezes você não precisa mudar o mundo sozinha, apenas dar início à mudança.

– Decidiu que podia esperar para ver. Aprendera, do jeito difícil, que muitas vezes essa é a decisão mais inteligente a se tomar.

– Maria ficou conhecida como a “White Hat da Funai”, ou seja, hackers que tentam ajudar pessoas oprimidas ou injustiçadas.

– Maria foi pega de surpresa. Bem, era óbvio que um macho alfa só ouviria outro macho alfa.

– Uma vez o seu pai havia explicado a diferença entre ouvir e escutar. Ouvir era apenas usar o sentido da audição, algo natural e fisiológico. Escutar, por sua vez, pressupunha prestar atenção e absorver o que se ouvia.

– Nossa mente vive poluída de barulho vindo de dentro e de fora e nos impede de escutar quando a Mãe Terra tenta falar com a gente.

– Existe um momento de ir para a luta, pois o campo de batalha é o único caminho que você pode seguir sempre em frente.

– Desejou que mais empresários pudessem ter a mesma atitude, canalizando seu dinheiro e poder para promover mudanças de impacto global.

Sinopse: nascida no coração de uma comunidade no Rio de Janeiro, Maria descobriu ainda na infância o talento nato para a tecnologia e a programação. Foi também muito jovem que percebeu o poder que aquilo trazia às suas mãos, tendo de decidir como usaria tal conhecimento e a quem ele serviria. Na primeira oportunidade, ela escolheu seu lado. E conheceu as consequências da forma mais dura. Mas a vida lhe abriu uma porta inesperada, dessa vez na prestigiada Universidade Stanford, na Califórnia, em uma rotina de hackathons e metaversos.
Maria sentia que não se encaixava naquele mundo, e foi quando compreendeu que tinha nascido para criar um mundo novo. Um mundo em que ancestralidade, realidade e virtualidade se fundem.  

Sobre o autor: Rodrigo Baggio é empreendedor social, fundador e CEO da organização social Recode, que atua desde 1995 com empoderamento digital e já alcançou mais de 1,8 milhão de pessoas. A atuação pela transformação social por meio da tecnologia já foi reconhecida com mais de 60 prêmios nacionais e internacionais de organizações como UNICEF e UNESCO, sendo nomeado um dos “100 líderes do amanhã” pelo Fórum Económico Mundial e selecionado pelos veículos internacionais CNN, Time & Fortune como uma das “Principais vozes do Desenvolvimento Econômico”. É membro das fundações Ashoka, Skoll, Schwab e Avina, além de ser um dos 50 “Shakers of Education and Technology” (EdTedXGlobal e WISE).

E-topia – Uma aventura tecnológica que revolucionará o seu modo de pensar o mundo, de Rodrigo Baggio, é uma verdadeira experiência imersiva. Você pode ter acesso a um aplicativo que te mostra imagens e ajudam a ilustrar os capítulos de forma digital, alguns de seus capítulos foram escritos no formato de história em quadrinhos, está repleto de referências musicais, tudo para colaborar com que o leitor realmente esteja imerso na leitura e termine a obra com um quê de quero mais. Com 263 páginas, foi publicado pela Recode, organização que não para de inovar na busca por caminhos modernos e promissores para transformar vidas pelo empoderamento digital. Está à venda nas livrarias de todo o Brasil e também nas plataformas de e-commerce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: