Pular para o conteúdo

“Fraternidade, Liberdade e Igualdade” é o tema do novo mural de Eduardo Kobra, em São Paulo

Gladistone Campos – RealPhotos

O muralista brasileiro Eduardo Kobra acaba de criar um novo mural em São Paulo. Com cerca de 400 m2, “Fraternidade, Liberdade e Igualdade” está situado na rua Capivari, 337, em frente ao estádio do Pacaembu. Segundo Kobra, o mural busca passar, às vésperas do ano novo, uma mensagem de atitude e esperança. “Os valores que marcaram a Revolução Francesa seguem universais. Não existe futuro quando tantas pessoas estão em situação de vulnerabilidade, sem emprego, sem saúde e sem moradia; e quando tantas crianças e jovens não têm acesso à educação. Que este país seja cada vez mais justo e humanista”, afirma o muralista, que acrescenta: “No mural coloquei a palavra Fraternidade em primeiro lugar (na Revolução Francesa o lema foi ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade’), porque é fundamental recuperar o olhar, a atitude e a solidariedade para com o ‘outro’. Espero que o mural contribua para reforçar ou até mesmo resgatar esses valores”. De acordo com Kobra, o espaço para a pintura foi disponibilizado pelo jurista Ricardo Sayeg, professor livre-docente da PUC-SP e imortal da Academia Paulista de Direito.

         Kobra encontra-se em um momento de intensa produção artística, após ter recusado ou cancelado 40 convites internacionais durante a pandemia, quando se dedicou quase que exclusivamente a murais relacionados à Saúde e à Sustentabilidade.

         O artista urbano inaugurou ao final de setembro um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave.  O mural, que foi notícia em meios de comunicação dos cinco continentes, surgiu em um período importantíssimo, já que de 20 a 26 de setembro aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª Assembleia Geral, a primeira totalmente presencial desde o início da epidemia do Covid-19. Sob o tema “Um Momento Divisor De Águas: Soluções Transformadoras Para Desafios Interligados”, representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, discutiram questões como a reconstrução pós-Covid, Guerra na Ucrânia, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

         Para Kobra, todos devem se perguntar como é que estamos cuidando do nosso planeta. “O futuro é agora! O futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós. Foi por isso que coloquei no mural, que está situado em um local que recebe tantos líderes importantes, um brasileiro comum, que realiza essa ação de entregar o planeta a sua filha. É responsabilidade de todos cuidar da nossa casa, que é o Planeta Terra. E lá no epicentro, coloquei a América Latina, para reforçar a mensagem do cuidado que devemos ter em cuidar e preservar a nossa querida floresta amazônica.”

         Pouco antes, em setembro, Kobra realizado em San Marino o impressionante mural de 1.300 metros quadrados conta a história e a lenda do país e do Monte Titano, ponto mais alto de San Marino, nos Apeninos, com 749 metros de altitude. O painel foi iluminado e uma passarela construída no local para que as pessoas possam ver de perto a obra situada em Faetano, na fachada da fábrica do grupo SIT, com a vista do Monte Titano ao fundo e as famosas Três Torres. Belíssimo, o mural já se tornou uma atração cultural e turística da região. Além disso, pela primeira vez uma obra de Eduardo Kobra foi eternizada em forma de selo. 

        Ao final de agosto, Kobra inaugurou uma obra no muro em frente à fachada do Museu da Imigração, no bairro da Mooca, zona Leste de São Paulo. Com 736 metros quadrados (5,8 m de altura por 127 m de extensão), “Janelas Abertas para o Mundo” mostra oito migrantes e refugiados, de diferentes origens, todos personagens reais retratados pelo artista urbano com as cores que caracterizam sua obra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: