Pular para o conteúdo

Norival Rizzo estrela comédia O Homem e Sua Próstata, que rompe com tabus sobre saúde masculina

Sucesso nos EUA, no Canadá e na Irlanda, a comédia O Homem e Sua Próstata, do premiado autor e roteirista Ed Weinberger (vencedor de 9 EMMYs e 5 Golden Globes), ganha uma adaptação brasileira com direção de Fernando Cardoso e tradução de Augusto Cesar Ofaié. O espetáculo, estrelado por Norival Rizzo, retoma sua temporada no Teatro Morumbi Shopping entre os dias 13 e 29 de janeiro de 2023. 

O espetáculo é uma produção da Mesa2 Produções Artísticas (Roberto Monteiro e Fernando Cardoso) e Amálgama Entretenimento (Carolina Vianna). 

Com aval da Sociedade Brasileira de Urologia, a comédia tem a proposta de quebrar tabus a respeito do câncer de próstata e alertar para a importância do exame de toque retal – sobretudo para homens acima de 50 anos. Esse tema é extremamente atual e relevante, uma vez que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e foi responsável por mais de 68 mil novos casos diagnosticados só em 2018.

“Lidamos com um tema que precisa ser tratado com seriedade, mas estamos partindo para o humor. Acho que o humor atinge as pessoas mais diretamente, porque, se usássemos um tom muito sério e trágico, talvez, algumas pessoas se afastassem e nem quisessem ouvir sobre o assunto. Conheço muita gente que não pode nem ouvir falar a palavra câncer. Queremos que os homens tenham mais acesso à informação sobre a doença e possam cuidar da sua saúde”, comenta o ator Norival Rizzo, que dá vida ao protagonista da peça.

Na trama de O Homem e Sua Próstata, um casal de turistas brasileiros viaja em um cruzeiro romântico. Quando o navio atraca numa cidade litorânea da Itália, o marido desembarca sozinho para um passeio. Ele acaba se sentido mal, desmaia e é levado às pressas para o hospital mais próximo. 

Solitário e sem entender italiano, o paciente descobre que sua próstata está muito aumentada e que possui sete pedras em sua bexiga, o que está sobrecarregando seus rins, que estão sob o risco de falência. 

As horas de desespero do pré e do pós-operatório são o tema deste monólogo hilário. Ao rir de si mesmo e revelar seus medos e sentimentos mais privados, o personagem lembra um amigo querido do espectador, ou aquele tio próximo. E, ao dividir sua história íntima, o personagem envolve a todos, homens e mulheres, de qualquer idade.

O texto, de acordo com o tradutor Augusto César Ofaié, é baseado em uma experiência real vivida pelo próprio autor norte-americano. “Tem uma questão muito interessante que é o fato de esse personagem visitar o urologista todos os anos, mas nunca ter feito o exame do toque. Se tudo isso é um tabu para o paciente, também pode ser para os médicos. Acho bem importante termos homens falando para homens sobre a questão da saúde masculina, porque, ao contrário das mulheres, que costumam se cuidar bem mais, nós não fazemos isso e podemos até morrer de câncer por puro preconceito”, reflete.

Já a encenação, segundo o diretor Fernando Cardoso, é muito pautada pelo trabalho com Norival Rizzo, que acumula uma longa e celebrada carreira na TV, no teatro e no cinema. “Ele sabe tudo de teatro, domina totalmente o humor e tem a plateia na mão. Por isso a encenação vai se concentrar e se ancorar no talento dele”, revela.

“Pretendo usar alguns truques para deixar o espetáculo mais dinâmico do que em sua versão original. Quero que o Norival não apenas narre as ações das personagens secundárias, mas que dê vida a elas. Estamos nos inspirando na atmosfera das palestras motivacionais e bate-papos, porque quero que o Norival entre em cena como ele mesmo, como um ator, e vá virando o personagem aos poucos”, antecipa o encenador. 

Além do ator veterano, o monólogo contará com participação especial em vídeo da atriz Tânia Alves. “Ela vai participar em projeções de vídeo como a esposa do personagem principal, já que ele é absurdamente apaixonado por ela e tem medo de não conseguir mais fazer amor com ela. A participação da Tânia vai trazer um pouco mais de poesia e lirismo para a cena”, explica Cardoso.

Sinopse

Um casal de turistas brasileiros está fazendo um cruzeiro romântico pela Itália. Quando o navio atraca em Livorno, o marido desembarca sozinho para um passeio. Ele acaba se sentido mal, desmaia e é levado às pressas para o hospital mais próximo. Só, sem entender italiano e diante de um médico que não entende português e se recusa a falar em inglês, o paciente acaba entendendo que deverá ser submetido a uma cirurgia de emergência. Sua próstata está muito aumentada e há 7 pedras em sua bexiga, causando sobrecarga nos rins, que agora estão sob risco iminente de falência. 

O Homem e sua Próstata, de Ed Weinberger

Temporada: 13 a 29 de janeiro de 2023

Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h

Teatro MorumbiShopping – Avenida Roque Petroni Júnior, 1089, Piso G1 -Jardim das Acácias, São Paulo, SP

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)

Venda online em https://site.bileto.sympla.com.br/teatromorumbishopping/

Classificação: 16 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 250 lugares

Cadeiras para obesos: 03 lugares

Espaços para cadeirantes: 05 lugares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: